badge respira futebol

sexta-feira, agosto 31, 2007

3ª Divisão

Enquanto não começa o "meu" campeonato, já começou a terceira divisão nacional, este ano com os rivais Lousanense (oito anos depois) e Mirandense.

O Mirandense começou muito mal, derrota por 7 0 com o Monsanto, de relembrar que na época passada o Mirandense esteve na Segunda divisão. Não me surpreendeu, este ano fiz um treino no Mirandense e, portanto, já sabia da sua realidade...

Quanto ao Lousanense, venceu por 2 0 o Penamacorense (acho que é assim o nome) em casa, segundo os jornais com uma fantástica exibição, mas segundo um jogador lousanense (opinião que eu levo bastante mais a sério) foi o guarda-redes lousanense que salvou as honras da casa. Os dois golos foram marcados já a menos de 15 minutos do final portanto talvez um resultado enganador.
Espero que o Lousanense não desça, por duas razões, é melhor para o Góis e porque tenho lá amigos. Não fossem estas duas razões, ou apenas uma delas, e ficaria contente com a descida, festejava mesmo, porque é isso que esta direcção Lousanense merece...

quinta-feira, agosto 30, 2007

Benfica na Champions!

O Benfica viveu um jogo sufocante, ontem, em Copenhaga. A equipa da casa puxou dos seus trunfos (altura, físico, público, futebol directo), e por pouco o Benfica não ia tendo a "meia-supresa" que se adivinhava.

No entanto, ter Camacho é ter a pontinha de sorte que sempre faltou a Fernando Santos. O ranço do espanhol fica patente no lance do golo. Que golo espectacular.

O relvado estava em condições praticamente impossíveis para a prática do futebol, o que pode justificar as fintas mal medidas de Di Maria. Quero vê-lo a jogar no tapete da Luz, e depois tiro as minhas ilações...

Venha o sorteio.
Para já, o Milan...

Di Stefano (Buenos Aires, 4 de Julho de 1926)

Internacional argentino, colombiano e espanhol. Ou como o (agora) dito futebol moderno, começou na década de 1940.

Será pela Deco-habituação? Ou pelas opiniãos e postura de Pepe em relação ao (nosso) país? Mas neste caso, não me sinto minimamente chocado, nem sequer incomodado.

quarta-feira, agosto 29, 2007

Futebol Moderno é isto mesmo

Pelé, ex-Guimarães, viaja com o Inter de Milão para jogar contra o Barcelona.

Antunes, do Paços de Ferreira, vai até Itália acertar tudo com a Roma.

Olha, olha...

O blogdabola está de volta!

Yay!

Puerta (1984-2007)

António Puerta Pérez. Este nome não me diz nada. Não tivesse eu amadurecido, conquistado outros interesses, certamente saberia tudo acerca deste indivíduo que, segundo parece, até já é internacional espanhol. Com apenas 22 anos, dizem ser uma forte promessa do futebol do país vizinho. Jogou desde sempre no Sevilha – o actual poderoso Sevilha, isso eu sei! – e actua preferencialmente como defesa-esquerdo. De resto, sei que marcou o golo (1-0, frente ao Shalke 04 da Alemanha) que permitiu aos sevilhanos chegar à final da Taça UEFA, que por acaso até ganharam.

Aprendi isto tudo hoje. Infelizmente.

terça-feira, agosto 28, 2007

Receita do dia

Hoje, vamos aprender a cozinhar um campeão do Mundo português.

Ingredientes
1 indivíduo costa-marfinense
1 B.I. cabo-verdiano
1 casa em Lisboa (ou noutro ponto de Portugal qualquer)
1 B.I. português
1 equipamento de atletismo (de preferência vermelho e verde)
1 clube gigante
1 pista de atletismo
1 caixa de areia
1 bilhete de avião para Osaka (Japão)

Modo de preparar

Nascer na Costa do Marfim, ter nacionalidade cabo-verdiana, viver em Portugal desde os seis anos e adquirir a nacionalidade portuguesa aos 18. Depois, basta inscrever-se no Benfica, vestir o equipamento e frequentar a pista de atletismo e correr e saltar – neste caso, a caixa de areia é indispensável. Para finalizar, viajar até Osaka, no Japão, e voltar a correr e a saltar – utilizar, novamente, a pista de atletismo e a caixa de areia.

Nota: e o que importa? Venha a medalha de ouro e o Pepe (precisamos dos dois!).

segunda-feira, agosto 27, 2007

Clássico... tédio

Bem me esforcei para não adormecer durante este duelo dos eternos "segundos grandes" do futebol cá do burgo...

Agradeço a...
...Quaresma. Estava a passar pelas brasas quando atiraste com a banana (roubada ao Deco) ao poste do Stojkovic. Será bug do jogo? Será que ninguém aprende a defender este tipo de remates? É difícil, suponho... mas nada é impossível.

Não agradeço a...
...Pedro Proença
. O tal benfiquista assinalou um livre indirecto a punir um "atraso" que não existiu. Que treta! Uma treta com influência directa no resultado. No fundo, o homem terá a sua constância reconhecida: enterrou na primeira jornada; na segunda, mais uma dose... querem ver que volta a apitar o dérbi de Lisboa?

...Paulo Bento. Clássicos não são com ele. Neste tipo de jogos, não mexe uma palhinha para vencer, e está sempre à espera do golo mitra que salve o resultado (Tello, Izmailov...). Não discordo que um empate num clássico seja um mau resultado, mas não gosto de empatas.

...Jesualdo Ferreira. Ganhou o jogo, todo mijado. Só com Quaresma e, neste jogo, nem assim. O homem dos dentes podres não é o grande treinador que tanto se apregoa ser.

Venha Copenhaga!

domingo, agosto 26, 2007

Fernandes acaba em Valência

Um Do Li Tá...

Manuel Fernandes vai ser jogador do Valencia nas próximas seis épocas. O clube espanhol confirmou o negócio através da página oficial, revelando que falta apenas cumprir os testes médicos para consumar a transferência.
- Record

Até aconselhava uns testes psicológicos, mas não quero ver o meu Benfica com dinheiro mal parado...

sábado, agosto 25, 2007

Dois jogos, dois pontos

Camacho não conseguiu melhor que Fernando Santos, nesta reestreia pelo Benfica. O empate foi o desfecho mais previsível, para uma equipa que não consegue finalizar lances como os de Nuno Gomes (isolado frente ao guarda-redes, rematou a razar o poste direito de Nilson), Coentrão (preferiu a assistência, quando poderia ter rematado com o seu melhor pé) e Luís Filipe (por duas vezes poderia ter acertado na baliza, pelo menos).

Na estreia do puto Miguel Vítor, Adu não passou do aquecimento. O português esteve seguríssimo, apesar do valor do adversário. Uma estreia de assinalar.

Em suma, quatro pontos perdidos em duas jornadas... e os jogos de preparação ainda agora começaram.

Questões de memória

Memória curta, têm-na todos.

Já todos foram prejudicados e beneficiados.
Agora calem-se, joguem à bola, treinem e deixem os outros apitar em paz.

Mesmo os do Benfica.

sexta-feira, agosto 24, 2007

Vukcevic estudou bem a lição

"FC Porto é Quaresma e mais dez".

Spot on.

quinta-feira, agosto 23, 2007

Oubiña d´ouro

Concordo com a recuperação de Jose Antonio Camacho, por parte da direcção do Benfica - como, aliás, deve concordar a esmagadora maioria dos benfiquista, incluindo o porreiraço do Fernando Santos (tal como afirmou na entrevista na RTP N.).

Mas nunca será demais, recordar a planificação da pré-época do clube, que em vésperas de competição a "doer" perdeu Simão Sabrosa e Manuel Fernandes, completando o tal pesadelo do técnico-adepto. Gosto de comparar esta situação, com as hipotéticas saídas de Ricardo Quaresma e Lucho Gonzalez do FC Porto e de João Moutinho e Miguel Veloso do sporting. Seria, certamente, difícil a Jesualdo Ferreira e a Paulo Bento pregarem olho, nas noites seguintes.

Num altura em que se (re)entra no ciclo Camacho, não me recordo de, para já, ver referido - entre responsáveis do clube, sócios e adeptos ou comunicação social - um pequeno detalhe: o tal Oubiña (do Celta de Vigo... ui que arrepio me deu!), médio de 25 anos, custa 10 milhões de euros. Esta é a contratação mais cara de sempre em 103 anos de Benfica. E parece que não será o único a chegar. Fernando Santos, por muito mau cozinheiro que fosse, não me parece ter tido igualdade de oportunidades!

Desta, nem o Zequinha...

Ora cliquem:

Ainda antes do início de um encontro de futebol juvenil, entre o Danubio e o Bella Vista, o árbitro da partida, Richard Trinidad, expulsou o jogador Luis Gorriarán, por este estar a urinar dentro do campo de jogo, numa altura em que se realizava um minuto de silêncio em homenagem a um falecido dirigente da Assossiação Uruguaia de Futebol, Juan José Ramos.

- maisfutebol

Finalmente...

Duas boas notícias:

Luisão is back


and so is Di Maria

(se bem que não sei como se "acelera uma recuperação". Porque não acelerar também as outras?)

O que vale...

É que os jogos em falta são sempre contados como vitórias, no sub-consciente de muito boa gente.
E assim se vai adiando... o fracasso.

Tal como se viu hoje, na Arménia.


(Sim, ainda fiquei a remoer).

quarta-feira, agosto 22, 2007

"Centrais"

Quando a questão dos "centrais" no Benfica - com a lesão de David Luiz, por um período superior a um mês - ganha contornos dramáticos, e para ajudar a desanuviar o ambiente e a afastar preocupações precoces, em vésperas dos jogos com V. Guimarães (para a Liga) e FC Copenhaga (para a Liga dos Campeões), expresso aqui um desejo ao nosso ex-jogador Anderson: - que a tua filha se cure de vez! Lyon, bem pertinho da tua natal S. Paulo, junto aos lares de teus pais e restante família, tem dos melhores serviços de saúde da América do Sul. O futebol, quando assim encarado, de forma desinteressada, é muito mais bonito. Não é? Volta sempre Manuel Fern..., perdão, Anderson...

Nota: temos, então, meio "central" se contarmos com o médio defensivo Katsouranis. Um rapaz sérvio, dispensado pelo anterior treinador, e de quem nunca decorei o nomei (embora saibba que começa com Stre), e outro Vítor qualquer coisa, que actuava na equipa de juniores do ano passado. Gostava de partilhar o teu optimismo, amigo lousanense!

Arménia fresca anula chama de Portugal

O jogo de hoje à tarde pareceu-me ser um daqueles jogos em que os jogadores preferiram não correr muito (apesar das temperaturas elevadas), e tiraram o pé sempre que puderam. Como se o jogo se vencesse sozinho.

Todos, menos Cristiano Ronaldo. O futuro-melhor-jogador-português-de-todos-os-tempos não sabe desaparecer do jogo. A Selecção, então, é o seu playground.

A Arménia demonstrou ser uma formação organizada e com uma garra digna de registo. Os jogadores deram o seu máximo e não me pareceram ser os matrecos que por vezes se tenta vender que sejam. Talvez tenha sido por isso que tenham chegado à vantagem tão cedo, e a tivessem mantido durante tanto tempo.

Até Cristiano Ronaldo mostrar que o futsal lhe deixou muito talento nos pés. Aquele golo, com aquela finalização, naquele relvado... só por um predestinado.

Enquanto tivermos o madeirense, Scolari poderá estar descansado - se desligar a Sic Notícias ao Domingo à noite, claro...

El Pibe

Apeteceu-me! É um bibelô que fica sempre bem numa sala de futebol, não é?

Ainda, F. Santos

Seria (quase) cínico, se lamentasse o despedimento com indemnização choruda de Fernando Santos. Embora o considere um treinador honesto e competente, o prazo do seu ciclo no Benfica estava, claramente e há muito, ultrapassado.

(assim de repente, não me recordo de alguém que, ao “não cair no goto”, tenha conseguido “calar” o 3.º anel, provando que os milhões também se enganam)

O treinador é, com raras excepções, o elemento penalizado pelos maus resultados (uma vez, recordo-me, um técnico abandonou a Académica devido a conflitos com um jogador! Mas isso é na Académica. E o presidente o Campos Coroa – tipo porreiro, de academismo cego). No futebol é assim. Sempre foi e sempre será.

Sem querer encontrar as razões para este ano menos positivo, com Fernando Santos ao leme, sem vitórias significativas ou títulos conquistados, a verdade é que já não existiam condições, desde a confiança aos resultados práticos do seu trabalho – neste último caso, visível dentro das quatro linhas –, que justificassem a permanência do treinador. E o resto, são fait-divers.

Claro que são questões paralelas importantes. Importantíssimas. Mas isso não invalida que a opção pela troca, de Fernando Santos por José António Camacho, embora incómoda, seja a mais correcta.

Agora, que este Benfica 2007/2008 nasceu torto, lá isso é verdade. E Fernando Santos é apenas um dos culpados – as saídas de Simão Sabrosa e Manuel Fernandes, lamentadas pelo agora ex-treinador, são, já se sabe, apenas (maus) exemplos a ter em conta. Mas existem outros, que tornam este Benfica num produto instável. Pelo menos, para já.

(termino, revelando a minha faceta mais optimista)

terça-feira, agosto 21, 2007

Separados à nascença?


Não tenham pena dele.

Ele teve o que mereceu.

Até ao último cêntimo.

Falem agora em gestão danosa...

segunda-feira, agosto 20, 2007

Nem Couceiro teria dito melhor

"Um treinador que ganha o torneio do Guadiana há 15 dias, ganha o jogo da Liga dos Campeões e não perde no 12.ª jogo para o campeonato nacional não está à espera de sair."

- Fernando Santos.

RIP Sportugal

O site www.sportugal.pt/, essa pedrada no pântano que é o jornalismo desportivo português, encerrou.

O Futebol Pensado envia as suas sentidas condolências.

De pensar que eu e o Calota nos iríamos meter em algo semelhante...

Fernando Santos OUT!

De acordo com o site maisfutebol, Fernando Santos deixou de ser treinador do Benfica no Domingo à noite, um dia depois do decepcionante empate frente ao recém-promovido Leixões.

O engenheiro nunca convenceu, nem nunca conseguiu fazer com que a equipa mais popular de Portugal jogasse à altura do seu prestígio - salvo algumas excepções, como a vitória frente ao Sporting e a goleada ao Celtic, por exemplo.
Esperava-se que, ao continuar à frente da equipa após um ano de "estágio", as exibições melhorassem e os resultados aparecessem. Apesar de ser muito cedo no que a campeonato diz respeito (a primeira jornada ainda nem acabou!), a jornada europeia urge e é decisiva.

No entanto, se o Benfica falhar na Europa dos Campeões, a culpa tem de ser repartida entre treinador e o gestor do futebol. E é aqui que Luís Filipe Vieira falha. Como "dono" do futebol, é uma sombra do presidente que tem sido.

Como não poderia deixar de ser, o espanhol Camacho tem sido o nome em foco para próximo treinador do Benfica. Seguindo o raciocínio do meu post anterior, tudo continua na mesma. Muda o treinador, mas o presidente continua a escapar ileso aos falhanços da sua gestão- a culpa é sempre dos outros. Como fugir Às responsabilidades? Muda-se o treinador, e atiram-se nomes para o ar... mas se alguém consegue fazer esquecer esta embrulhada, é Camacho.

To Be Continued...

PS: entretanto, o Record (essa fonte de credibilidade) avança que a contratação Camacho estará praticamente acertada e que as futuras contratações já terão o seu aval. Mundo louco...

Com esse nome...

...também nunca pensei que fosses durar muito tempo nestas lides, otário.

domingo, agosto 19, 2007

De volta à (a)normalidade...

Enquanto vejo o inquietante Liverpool-Chelsea, depois de um dérbi de Manchester algo morto (adormecido pelo tiro do "nosso" Soneca), reparo que nada mudou e tudo continua na mesma. Senão, vejamos:

- na sexta-feira, o Sporting espeta a verdadeira malha na Académica, um conjunto de atletas que, de jogadores de futebol só têm o equipamento*. Ano após ano, a equipa de Coimbra desilude, joga abaixo das piores espectativas e luta pela própria sobrevivência de um projecto que terá a sua falência constantemente adiada. Até um dia.
O Sporting soube aguentar um primeiro atrevimento por parte do adversário cuja melhor jogada foi um falhanço inacreditável na cara de Stoikovic (o sósia do Quim, com uns centímetros a mais). Depois, foi aplicar a lição nos estudantes, passe o cliché. Tinha de ser. Quatro golos e já está.
Fala-se de um penalty não assinalado a favor da Académica - Deus escreve direito por linhas tortas, já que o jogador que sofreu a falta dominou a bola com o braço.
Fala-se do golo de Tonel, que terá dominado a bola com o braço - pois bem, tudo isto se esquece quando se vê o meco academista agarrado ao poste, qual Davids em 2004. Enfim.

- no sábado era a vez de Benfica e Porto mostrarem o que valem.
Tal como no ano passado, quem tem Quaresma tem tudo. Dois golos fantásticos ofereceram a vitória aos pupilos do Jesualdo-dos-dentes-podres.
O Benfica já não tem Simão. O melhor jogador do último campeonato foi para Espanha, e o Benfica ficou sem o jogador que salvava a equipa nos dias mais cinzentos (como Quaresma no FC Porto).
Ficaram o treinador, os jogos aborrecidos e enfadonhos, o plantel desiquilibrado, o presidente com a subtileza de um cóboi, a angústia até ao fim, o ser salvo em cima do gongo, e o perder tudo perto do fim. Rui Costa, Petit (vai ser o melhor do Benfica, este ano) e um esforçado Cardozo não chegam.
Tal como Nuno Gomes apontou, na flash interview, há muita coisa que falta neste Benfica, em termos de tranquilidade. A tranquilidade vem com os resultados, e o inteligente jogador não se coibiu de meter o dedo na ferida. Veremos no que isto dá. Aposto que não dá em nada - o truque tem sido fazer de conta que está tudo bem, com os resultados que se sabem.

O campeonato está de volta.
Com as enfadonhas jornadas de 5 dias, os fantásticos jogos de Inglaterra e Espanha, os relatos do excelente Bruno Ribeiro (que, ao contrário de um colega, não diz "Pilro" em vez de Pirlo), os jogos da Champions, as pausas para jogos da Selecção, o choramingar de Rui Santos, etc etc.

*Salvam-se duas excepções: N'Doye e Barbosa.

sexta-feira, agosto 17, 2007

Há uma semana...

Luís Filipe Vieira afirmava, no seu estilo ridículo de cowboy que... Manuel Fernandes não sairía do Benfica.

Lol?

quarta-feira, agosto 15, 2007

Vermelho

O Benfica venceu, mas não convenceu. E vai ver-se à rasca em Copenhaga. Rui Costa provou que os anos acumulados, ao mais alto nível – e quando a marquesa do médico, não atrapalha –, resultam em vantagem. E desta vez, com pré-época de “cabeça, tronco e membros”, está a postos. Fernando Santos volta a não reunir consensos. Exigisse mais à equipa por esta altura. Manuel Fernandes faz falta, sobretudo na ausência de criatividade, mais tarde garantida por Di Maria e pelo (necessário) reforço para o meio-campo. Que há-de chegar... espero. José Azevedo deitou a “toalha ao chão” a caminho da Torre. Não é fácil pedalar com seis milhões aos ombros – ou 20, segundo a “pérola” Freddy Adu. O norte-americano estreou-se perto dos 40 minutos. Uma semana depois de chegar. No Benfica, em Portugal, na Europa. Na maior prova de clubes do Mundo. De Estádio (quase) cheio. Tem 18 anos – menos dois que o líder do balneário do Sporting, portanto. E procurou a bola, os espaços onde tudo se passava, os colegas bão hesitaram em servi-lo. Sem receios de maior. E isso é bom. O Benfica tem a sina, nos anos recentes, de arrancar o campeonato em terrenos incómodos, onde normalmente acaba derrotado (e até goleado). E eu receio que a história se repita - frase retirada da obra Vieirinha rules. Emprestado para nos lixar.

terça-feira, agosto 14, 2007

Os três grandes

Estando o campeonato à porta e os plantéis praticamente fechados, veremos quem será o mais forte.

Na baliza penso que o Benfica ganhará na quantidade, mas os outros apesar de ambos terem um junior como terceiro penso que estarão melhor. O Porto tem o Helton que será talvez o melhor dos 9, mas caso este não possa jogar, precisam de sorte, pois o Nuno tanto pode estar num bom momento como esteve na pré-época, ou como esteve o ano passado no Desportivo das Aves. Quanto ao Sporting a situação é parecida, mas ainda não sabemos bem o valor do Stojkovic. O Benfica tem três que podem ser titulares, portanto em caso de uma grande onda de lesões ou castigos nos guarda-redes dos três grandes, será quem teoricamente tem vantagem.

Nas laterais penso que o Sporting é mais fraco, mas o Benfica e o Porto apesar de terem jogadores potencialmente mais fortes (Nélson, Bosingwa, Fucile) não são muito regulares e no caso gritante de falta de confiança do Nélson podemos esperar do melhor e do pior. Léo vamos ver se "está cá" e Lino se é ou não jogador de um grande...
Já no centro Tonel, Bruno Alves e João Paulo não me parecem jogadores deste calibre e, ou Gladstone e Stepanov são bons jogadores, ou o Benfica terá alguma vantagem neste particular.

Quanto a trincos os que eu mais gosto de ver jogar são os do Sporting, mas talvez os de Benfica e Porto sejam mais eficazes, e quanto aos novos, penso que Bolatti é grande jogador.
Médios Ala nos lados da segunda circular não são "precisos" daí a provável saída de Manu e por muita pena minha, o desaproveitamento de Fábio Coentrão e Di Maria (esperemos que não pois são, talvez, os meus preferidos no plantel Benfiquista). No Porto todos sabemos a qualidade de Quaresma e Mariano Gonzalez...
Mais à frente no meio campo ainda bem que Romagnoli não tem corpo embora ainda assim fará muitos estragos. Luis Aguiar e Leandro Lima, esperar para ver se são apostas de Jesualdo ou não, penso que principalmente o brasileiro, será muito bom.

Lá na frente muitas novas caras, os melhores reforços para mim serão Purovic no Sporting (e Derlei se na curta viagem de 2km tiver reencontrado a confiança), Cardozo e Di Maria (se este puder jogar na frente) por parte do Benfica e Farias no Porto. Não consigo perceber como faz certos golos o desengonçado Adriano, mas ele lá vai marcando e empurrando para fora do plantel jogadores de muito melhor qualidade mas, o que conta são os golos...

A comandar estarão o "coitado" do Fernando Santos que, tendo ou não qualidades, não pode fazer milagres, o "Professor" que tem tudo para ganhar e o Paulo Bento que eu admiro muito e felicito a coragem de lançar novos jogadores, só assim é que eles crescem.

segunda-feira, agosto 13, 2007

MF

Confirma-se: indivíduo que frequentou bons ginásios nos últimos meses, ganhou cabedal e mantém um cérebro do tamanho de uma ervilha.

P.S.: opinião aberta a alterações (mediantes os próximos desenvolvimentos) Já o disse e repito: estou a atravessar uma fase de vermelhidão cega, de irracionalidade estúpida. Bem ao género dos inícios de cada época.

Briosaaaaaa

Não há muito a dizer, nesta fase, acerca da Académica 2007/2008 – pelo menos, que já não tenha sido dito. Ainda fiz um compasso de espera, em sinal de boa-fé, aguardando pacientemente pela estreia oficial. Ontem, em Fátima, confirmaram-se as previsões (e ainda nem sequer são as piores).

A Académica tem um grupo de razoável qualidade. Reuniu um lote de atletas capaz, que salvo surpresas de maior garantirá tranquilamente a manutenção na Liga principal. Dois jogadores para cada posição, é algo de que nem todos se podem gabar.

Claro que existem problemas. Dificilmente este conjunto conseguirá mais do que lutar pela permanência - e aqui, a concorrência também conta. Embora até fosse capaz. Não existisse em Coimbra aquilo que, por agora, se pode chamar de "problema de comando". Afinal, nenhum puzzle resulta, se as peças andam sempre trocadas. Ou pior, se são trocadas, quando já estão (ou já estiveram) no sítio certo. Mexer, por mexer, somente para (se) mostrar, nunca levou a lado nenhum.

Dentro de meses, com outras cabeças, depois das que cá estão rolarem, as coisas vão funcionar melhor. Garantidamente. Entretanto, fica aqui o meu “onze” (que não precisava ser totalista, mas quase): Pedro Roma; Pedro Costa, Litos, Kaká e Pablo Castro; Paulo Sérgio e Cris; Lito, Tiero e Hélder Barbosa; Joeano.

P.S.: a paciência tem limites! Mas mais do que desiludido, estou acima de tudo surpreendido. Pela falta de competência, de um currículo tão bom.

domingo, agosto 12, 2007

Taça da Liga

Continuo sem acreditar em santinhos e/ou milagres dos céus. Embora admita que Rui Vitória e companhia já justificam uma análise profunda dos senhores do Vaticano. Se bem que multiplicar algo que, por si só, se encontra desfeito, não é tarefa assim tão difícil.

P.S.: para mais tarde, reservo uma análise (de face húmida) a esta eliminatória da Taça da Liga/Carlsberg... hummmm...

sexta-feira, agosto 10, 2007

Entretanto...

...noutra galáxia...

Vamos lá sacudir a água do capote

Porque é disso que se trata, não?

Para quem comprou imensos Mareques, Sonkayas, Mogrovejos, Chippô, etc... lol.

Kats, Fernandes e Léo

Para um, é o regime fiscal que está menos vantajoso para os jogadores.
Para outro, é o regressar a um horizonte futebolístico bem mais agradável.
Por fim, para o último trata-se de regressar à origens para se estar perto da família.

Sim, todos temos direito a pensar na nossa reforma, principalmente quando nos habituamos a um certo estilo de vida.
Claro, é legítimo ambicionar jogar num campeonato mais competitivo, ainda que num clube de menores dimensões.
Ninguém critíca as preocupações relacionadas com a família que possam habitar na mente de um homem.

Mas...
...os contratos são para cumprir. Não se trata de prever o futuro, trata-se de estar (mal) informado. Acontece.
...uma boa venda para o clube não significa necessariamente um salto na carreira do futebolista. Lá és mais um num clube de segunda... pensa bem, Manelele.

Só espero que o Benfica não tenha de refazer todo o trabalho da pré-temporada por ter perdido 3-três-3 titulares da equipa a poucos dias do início oficial da nova época. Não há treinador que resista, nem presidente que insista.

quinta-feira, agosto 09, 2007

Tem calma, Marco...

Até o Benfica perdeu uma Taça dos Campeões Europeus com um frango!

(ver com atenção a partir dos 2:20)

Marco (do Belenenses)



"Ai jasus.... .... .... incrível... ...". É preciso dizer mais alguma coisa?

P.S.: acontece. Mais a uns que a outros, é certo. Mas acontece.

Quando se cai

assim.... é bem feito.

Enfim.

quarta-feira, agosto 08, 2007

David

Gosto quando David se faz Golias, assumindo em campo o papel de líder. Mas gosto ainda mais quando David é apenas David, deitando por terra as qualidades físicas do sem número de Golias - como acontece na mitologia.

Lembrei-me disto, enquanto assisto à recta final do Belenenses-Real Madrid desta noite, em directo do Riazor (Corunha).

Pronto, admito! O Objectivo aqui, além da simpatia que nutro pelos de Belém e pelo técnico Jorge Jesus, era mesmo destacar o "central" David Luiz. Como é óbvio. Que craque!

Quer dizer que o Simão já está pago?

Hm...

terça-feira, agosto 07, 2007

Liga dos Campeões

FC Copenhaga. Que seja...

Beneficiados em ambiente (consideravelmente menos hostil, enquanto visitados), prejudicados em competitividade (estes são bem melhores, e sobretudo experientes).

Mas afinal, somos o Benfica! Portanto, por esta altura do campeonato, é preciso justificar (e compensar) os cerca de 25 milhões, mais coisa menos coisa, de orçamento. Ou não é?

P.S.: era mais fácil com Cardozo e Nuno Gomes lá na frente. Fica para dia 29.

Pobre Couceiro


Diz que só soube do seu afastamento das camadas jovens de Portugal pelos media.

Desta vez, Madaíl conta com o meu apoio. Para este "treinador" cair na real, só mesmo com um big bang naquela cabeça.

Vai-te embora, ó melga...

"Partem tudo...

... partem tudo, partem tudo, partem tudo...!
SuperDragões, partem tudo... SuperDragões... partem tudo...!"

Pequena pausa para viajar! E...

"... partem tudo, partem tudo, partem tudo... partem tudo...!
SuperDragões, partem tudo... SuperDragões... partem tudo..."

Higuita está de volta.

E já "mamou" dois.

A rever dois momentos deste guarda-redes que jamais teria lugar no meu plantal, quanto mais no meu onze inicial.

Golo de provocar arrepios a qualquer os fã do futebol.

A defesa-escorpião...


Por último, o enterranço-mor no Mundial de 90.
(Sim, também Roger Milla já teria 90 anos à época...)

segunda-feira, agosto 06, 2007

A fazer lembrar os conselhos de J. Pacheco...

Treinador pede porrada para cima do adversário.

(Já nem falo do Guimarães... isso vem "instalado" por defeito).

Guadiana (já ca canta)

Ainda sobre a primeira conquista da época desportiva (sem lhe querer dar demasiada importância):

1. Óscar Cardozo, Di Maria, Nuno Gomes e Freddy Adu. Destes que faltaram, quantos valem bom futebol e golos?

2. Quantas faltas (todas por trás) um jogador precisa de fazer para receber um cartão amarelo? Depende: se for ou não o Liedson.

3. O Manuel Fernandes joga muito, mas isso não chega. Para jogar no Benfica é preciso mais, como por exemplo não receber o prémio de melhor jogador (ou lá o que era!) de camisola às riscas e verde vestida.

Ora bem, novidades...

- O Benfica venceu o Torneio do Guadiana. Sem ter sofrido golos, a equipa do engenheiro que provoca mais arrepios em Portugal, conseguiu ganhar uma daquelas tacitas de pré-temporada que não é grande coisa para se ganhar... mas perdê-la para os eternos rivais seria um mau presságio.

O jogo foi muito equilibrado, apesar de ter havido uma maior fluidez de jogo por parte do Benfica durante a primeira parte. Num jogo bastante durinho (com agressões de Manuel Fernandes e Romagnoli) e com bastantes erros de arbitragem, "até" se verificaram momentos de bom futebol, o que nunca tinha acontecido na pré-temporada do Benfica.

O meio campo do Benfica esteve povoado pelos três melhores médios da equipa, do 10 para trás: Fernandes, Petit (bom jogo) e Kats. Se a quantidade de médios se justificava com uma suposta rotatividade a meio da época, acho que não é assim que lá chegamos.

Bergessio, apesar de mal apoiado por um colega literalmente manco, tem revelado muita garra e vontade de singrar. No entanto, ainda nem um golinho para amostra. Numa época em que Nuno Gomes volta a falhar a pré-temporada a 100% por causa de uma lesão, parece que o argentino irá ser a muleta de Cardozo.

- Mourinho começa a época a perder. Num jogo em que a equipa de Londres foi dominada pelos vermelhos de Manchester, o resultado não poderia ter sido mais justo: 3-0... em penalties, claro. Van der Sar deu a vitória ao United, na estreia de um borrado Nani.

- Para a semana há Porto-Sporting... Paulo Bento precisa de pôr a máquina a todo o gás, ou então vai ter uma surpresa das "boas".

O blog está de volta

Para quem ainda gosta de passar por aqui, até me esmerei e renovei o visual ;)