badge respira futebol

quarta-feira, novembro 28, 2007

Entretanto, o Porto foi goleado

...por uma equipa que veste de vermelho, e que anda ferida no seu orgulho.

Ganhar em Anfield não é para todos.

Benfica prolonga crise do Milan

"Estivemos tão quase", como se costuma dizer, na brincadeira.

O Benfica entrou com a borra completa (sim, adoro classificar a actuação dos clubes com termos como "borra", "mija", etc.), e mamou o primeiro golo sem grande surpresa. Pirlo é isto; Milan é isto.

Felizmente, o nosso lado direito do ataque esteve on-fire (foi a melhor exibição da dupla Luís Filipe & Maxi Pereira), o que nos possibilitou empatar o jogo com um grande golo do uruguaio.

A partir deste momento, o Benfica arrancou para uma exibição de gala, sem medo de um Milan em crise profunda (Ancelloti, não está fácil, hein?). No entanto, tal como acontecera antes do golo encarnado, o Benfica não conseguiu concretizar em golo as inúmeras oportunidades que criou.

Para o fim do jogo, ao observar a inconsequência do jogo de Di Maria (terá perdido a preferência para Adu, hoje), Camacho decidiu lançar Freddy Adu ao mesmo tempo que arriscava ao tirar David Luís. O defesa brasileiro voltou a estar em grande plano - bem melhor que este Luisão em evidente quebra de forma.

O carrocel encarnado continuou em frente à grande área dos italianos, mas já não deu para mais. Deu para o Milan criar mais uma ou duas oportunidades em contra-ataque. Felizmente que o Kaká esteve off.

Com a vitória do Celtic, o Benfica fica fora da Champions e lutará directamente com o Shaktar por um lugar na UEFA. Se o objectivo principal for o campeonato, prefiro ficar de fora. Mas o Benfica também joga o seu prestígio na Europa, ao mesmo tempo que procura pontuar enquanto equipa portuguesa.

Tendo em conta que se trata de uma vitória moral (daquelas bem ao gosto "tuga"), pode-se considerar que o meu "pensamento do dia" de ontem não foi assim tão absurdo, e que o Benfica encare o jogo contra o Porto com grande optimismo e a tradicional "força anímica". Que o Porto deverá ter de rastos.

Assim espero.

terça-feira, novembro 27, 2007

Old Trafford... recordações.

Este Sporting faz-me lembrar o Benfica de Fernando Santos.

Para mal dos sportinguistas.

segunda-feira, novembro 26, 2007

Pensamento do dia

Na semana em que Portugal sofreu para garantir o apuramento para o EURO 2008 (Scolari já tinha sofrido para se apurar para... o Mundial 2002...), o Benfica teve a estrelinha que o Sporting, deprimido, não conseguiu ter.

O Benfica conseguiu arrancar a vitória depois do mister Camacho ter decidido inventar na táctica, após a lesão do Assis. Quando moveu as peças para as posições adequadas, o espanhol lá conseguiu fazer cheque-mate à Académica. Mesmo assim, o Benfica não atacou durante a maior parte da segunda metade do jogo. Não se percebe.

Já o Sporting, que nos começa a habituar a exibições desinspiradas, teve de enfrentar Beto, um guarda-redes em noite inspiradíssima. Lembro-me de dois lances de golo que o keeper defendeu de forma imprevisivelmente espectacular. O Rui Patrício já não teve tanta sorte na estreia nesta Liga 07/08, e teve um erro com influência no resultado. Mas não queimem o miúdo - todos os grandes guarda-redes dão grandes frangos.

Por fim, o FC Porto venceu facilmente um Setúbal patético. Os sadinos borraram-se todos no dragão, e os portistas ganharam sem ter de fazer uma boa exibição. Aliás, ver qualquer jogo "grande" desta jornada foi um exercício sofrível.

Podia ser pior - podia ser adepto do Milan... os italianos não estão a jogar nadinha. Zero.

E com a deixa do Milan, escrevo o pensamento do dia:
- que belo não seria receber e vencer o Porto depois de ter vencido o Milan durante a semana...

sexta-feira, novembro 23, 2007

Reality check...

Há quem se queixe da Selecção não ter ganho aos chamados "adversários directos" (como se os outros fossem "indirectamente" outra coisa qualquer...).

Ok, então deixo aqui um pensamento:

- Quem ganhou Taça BES do ano passado? De que lhe valeu?

Ah...

segunda-feira, novembro 12, 2007

Liga (agora a sério)

Embora deteste o futebol do Século XXI, há daqueles fins-de-semana que escapam.
P.S.: 11, em pouco mais de quatro horas. Isto é um recorde de golos.

À atenção dos benfiquistas

Cardozo comemora o golo sozinho.

Enfim.
Um ano sem perder para o campeonato...