badge respira futebol

quinta-feira, outubro 30, 2008

Feliz Natal!

Provocação #2*


"Isso é daquelas perguntas a que não sei bem o que responder, até porque nunca se sabe"
João Moutinho, capitão do Sporting, quando questionado se gostaria de jogar no Benfica

Ó Moutinho... até te tenho como bom rapaz e gosto das tuas qualidades humanas e futebolísticas.

Mas... não sabes que não se deve responder a este tipo de perguntas? Quando é assim, chuta para canto, diz que não pensas nessa hipótese pois agora és capitão do Sporting e representar o eterno rival é um cenário muito improvável, etc.

Caíste na esparrela de ser politicamente correcto, em vez de seres simplesmente mentiroso. Até porque NINGUÉM vai querer saber do resto que dizes, que é:

O que é certo é que estou muito bem no Sporting e se um dia sair, a minha prioridade, se tiver de voltar a Portugal, será o Sporting. Isso sem dúvida nenhuma.


Fala-se do trabalho de João Gabriel no Benfica, mas, houvesse um director de comunicação no Sporting, e este episódio nunca aconteceria... Mais uma acha para a gigante fogueira de Paulo Bento...

*A outra provocação foi o devaneio que foi o post anterior. Tendo em consideração que este blog é frequentado por cerca de 20/40 pessoas por dia, fico triste que ninguém tenha dito sequer um "ai"...

terça-feira, outubro 28, 2008

E se...

O Benfica contratasse Lucho ou Lisandro no fim da época?

Digam lá que não era giro...

segunda-feira, outubro 27, 2008

A vida não está fácil (ou coisas do futebol "deles" 2)

Não parecem de resolução fácil, ou pelo menos imediata, os “problemas” que Paulo Bento tem em mãos. O técnico do Sporting tem valorizado – acima de qualquer outra questão – o cumprimento das regras internas, procurando na disciplina do plantel a obtenção e consolidação de (bons) resultados desportivos.

Stojkovic e Vukcevic foram “riscados”, depois de reivindicarem publicamente a titularidade; o “braço-de-ferro” resultou, na prática, no enfraquecimento da equipa, do ponto de vista desportivo (aliás, o único ponto de vista visível). Ao Sporting falta qualidade e confiança. As opções são poucas, e muitas das que resistem, mantendo a confiança de Paulo Bento, mais parecem esperar pelo final da época – esperançados em, ao contrário do sucedido no último defeso, finalmente conseguir o tão desejado “salto” na carreira.

O técnico Paulo Bento já provou ser teimoso. O (melhor) exemplo prático deste facto é mesmo a opção pelo moderno 4x4x2 losango; esta insistência, tem contribuído decisivamente para a anulação, fácil e recorrente, por parte de qualquer adversário, da construção do seu jogo ofensivo. Torna-se mais fácil defender, mas também atacar (uma rápida transposição, com abertura das alas e apoio das laterais, criará sempre desequilíbrios perante as dificuldades de movimentação de alguns dos habituais médios interiores leoninos).

Não me importando, em demasia, com os “problemas” dos outros, fica a minha declaração, numa fase ainda embrionária (mas cada vez mais optimista) do campeonato: isto fica para decidir entre FC Porto e Benfica; considerando que os dragões estão no seu “ano não” (há que aproveitar rapaziada!, mesmo que o projecto esteja ainda no início). Se não houver alterações em Alvalade, na forma e no conteúdo – na táctica e nos nomes (de treinadores e jogadores) –, este Sporting é “presa fácil”. E, certamente, perderá muitos mais pontos por outras capitais portuguesas (dos Móveis e não só).

Saudações benfiquistas

Sem comentários (ou coisas do futebol "deles")

Benfica encontra Vitória a minutos do fim

Liga Sagres
Benfica 2 - 1 Naval
(Luisão, Cardozo)



1. O desaparecimento da águia Vitória, assustada com os confétis da festa dos cinco anos do novo Estádio da Luz, foi um mau prenúncio para o jogo de ontem. Com Suazo a ocupar o lugar de Cardozo, que havia rubricado uma exibição medíocre na Alemanha, a equipa de Quique contava também com Yebda, que recuperava o seu lugar no onze inicial. Apesar de Maxi Pereira já se assumir como defesa-direito, o treinador espanhol preferiu apostar na ajuda que Rúben Amorim dá ao uruguaio, ao invés de tentar a sorte com a velocidade de Di Maria.

2. Não vi o jogo todo, mas ficam-me na memória alguns erros graves da equipa de arbitragem: um penalty não assinalado sobre Rúben Amorim e um fora-de-jogo mal assinalado à turma da Figueira da Foz. O jogador navalista ficaria isolado perante Quim! Há ainda um toque de Sidnei, com a coxa, num jogador da Naval, que me parece ter tido grande influência na queda deste. O árbitro decidiu punir o jogador Navalista com um cartão amarelo.

3. Mais um passe teleguiado de Reyes, desta vez a assistir Luisão. O xerife voltava a marcar e o público serenava. Por esta altura, já Quique estava com os nervos em flor, pois os jogadores faziam-se de esquecidos em relação às "lições" ministradas durante a semana - palavras dele, adaptação livre.

4. O golo da Naval foi tão caricato quanto previsível. A equipa da Luz estava a defender muito atrás, e a bola queimava nos pés. Nem Katso, nem Martins (os supostos cérebros da equipa) conseguiam gerir a posse de bola como o contexto obrigava, e a Naval marcava... de joelho.

5. Cardozo, sempre ele. Este jogador tem um faro pelo golo como há muito não se via num jogador que vestisse o Manto Sagrado. Por vezes, passa por completo ao lado do jogo, não trabalha, é estático e desplicente. Enerva. Compensa com verdadeiras «solhas» plenas de veneno, e marca muitos golos. Imaginem se soubesse jogar de cabeça...

6. Jorge Ribeiro assistiu Cardozo de forma milimétrica. É neste aspecto que o português se superioriza a Léo, que nem cruza com tanta precisão e intensidade, nem tem no remate a arma temível do irmão de Maniche.

7. Três anos depois, o Benfica ultrapassa o FC Porto na classificação da Liga Sagres. Sinal dos tempos? Esta jornada teve um gosto especial, pois o FC Porto perdeu com o Leixões (lembro-me da risota que o empate do Benfica em Matosinhos provocou aos rivais da turma da Luz), e o Sporting não conseguiu vergar o Paços em casa. Paulo Sérgio pode não ter a equipa mais bela do mundo, mas sabe retirar-lhe um aproveitamento assinalável. Ao assumir que não tinha engenho para atacar decentemente, apostou na solidez defensiva, com sucesso.

sexta-feira, outubro 24, 2008

Benfica cumpre mínimos...

Taça UEFA - Fase de Grupos
Hertha 1 - 1 Benfica

(Di Maria)



O Benfica continua a não conseguir ganhar na Alemanha. Depois de um início de jogo verdadeiramente auspicioso, a turma de Quique Flores (sem Yebda, por motivos físicos, e com Carlos Martins e Suazo a suplentes) desapareceu depois dos 25 minutos.

Depois do intervalo, a equipa refrescou-se com Suazo (Cardozo funciona melhor em jogos em que o Benfica é a facção dominadora) e conseguiu marcar num lance de contra-ataque. Bom trabalho de Suazo, a preparar a jogada, um passe de morte de Nuno Gomes com força, direcção e timing perfeitos, e a velocidade de Di Maria fez o resto. O remate do argentino foi feliz - a finalização deverá ser uma característica a trabalhar exaustivamente.

A vantagem no marcador surgiu sem que a equipa portuguesa fosse claramente superior à germânica. Pelo contrário, o Benfica jogou na especulação, à espera de um erro do adversário (e foram alguns...).

O sector defensivo dos encarnados caracterizou-se por uma solidez impressionante, em que pontificaram Sidnei e Luisão. Foi, aliás, após mais um bom corte de Sidnei que a bola sobrou para Pantellic, um talento nato que não teve problemas em marcar um golo de levantar um estádio. Voronin ainda falharia de forma escandalosa o golo que decidiria o jogo a favor do Hertha.

No final de contas, Quique foi ganhar um ponto à Alemanha. Para quem não queria perder, é missão cumprida.

"O Nuno Gomes fez um excelente trabalho pela boa leitura do jogo, esteve sempre onde a equipa precisava. Precisamos de jogadores assim. O plantel é jovem, mas acredito que, com o tempo, os jogadores vão crescer e ter uma melhor compreensão do jogo"

Quique Flores

quinta-feira, outubro 23, 2008

O outro Nélson




Gil Gomes. Foi dos primeiros nomes do universo da bola que memorizei.

Parece que está a ter, fora do relvado, a sorte que não conseguiu ter dentro destes.

Boa sorte, eterna promessa.

Hoje não é um dia qualquer...



HOJE JOGA O BENFICA!

O que se passa com David Luiz.



Não é uma pergunta.

(sim, até o pontinho tem link próprio)

quarta-feira, outubro 22, 2008

Azul bebé



Era por isto que o Rodriguez queria jogar na Champions?
O Dynamo fundiu a tranquilidade europeia de Jesualdo...

segunda-feira, outubro 20, 2008

Moreira mata o suspense

Taça de Portugal
Taça de SL Benfica 0 - 0 Penafiel (II Divisão B)

(5-3)



Os benfiquistas tiveram de esperar pelos penaltis para verem a sua equipa a levar de vencida o Penafiel, uma equipa da II Divisão B, um clube em queda livre pelos escalões secundários... De regresso à titularidade, o guarda-redes Moreira foi o "herói" da noite, ao fazer a defesa que possibilitou a vitória do Benfica.

Quique alinhou numa postura arriscada, ao colocar jogador menos rodados no "onze" inicial. Foram eles Moreira, Bynia, Urreta, Makukula e Balboa. É legítimo querer dar confiança e minutos aos jogadores que têm menos oportunidades na equipa principal. No entanto, também é um jogo perigoso encarar jogos de Taça (de Portugal e da Liga) como jogos de competições menores.

No final, Quique teve meia-vitória: o Benfica passou à fase seguinte, mas os jogadores tiveram de submeter-se a um esforço suplementar, devido ao prolongamento.

Venha o Hertha...

Notas positivas:
- boa casa (20 mil pessoas);
- regresso de Suazo;
- postura de Reyes e Ruben Amorim;
- atitude de Moreira;

Notas negativas:
- lesão de Miguel Vítor (mais uma lesão provocada por uma agressão, depois de Suazo, Reyes...);
- ter de se jogar mais meia-hora;
- ter de se recorrer ao desempate por penaltis.

Palpite

Depois do Chelsea, Scolari vai treinar o Inter de Milão.

sexta-feira, outubro 17, 2008

A Federação precisa de um Abrantes Mendes

Abrantes Mendes é candidato alternativo para a presidência do Sporting. Pode ser uma má alternativa, mas é uma. Quando não há outra. Fala mal, de forma oportunista, mas fala mal.

Se avançar com nova candidatura para as eleições do Sporting, haverá alguém que avançará com candidatura mais credível. Seria catastrófico (para o meu imaginário) se tal não sucedesse. E haverá debate aberto de ideias.

A Federação precisa de um Abrantes Mendes. Urgentemente.

quinta-feira, outubro 16, 2008

Apesar de tudo, ainda acredito no apuramento para o Mundial' 2010:

Apesar de muito me custar, gostaria de deixar apenas meia dúzia de apontamentos – que correspondem à minha opinião – em relação à exibição da selecção nacional, frente à “modesta” Albânia:

- Carlos Queirós errou; no “onze” titular e nas substituições.

- Os jogadores revelaram, sobretudo, falta de empenhamento, na maioria dos 90 minutos. Optaram por esperar que o golo surgisse naturalmente, sem nada fazerem para o conseguir.

- Cristiano Ronaldo não é, nem nunca será, merecedor de envergar a braçadeira de capitão de equipa (o facto de ser o melhor jogador não lhe garante esse direito); Ricardo Quaresma e Nani revelaram ser pouco mais do que “artistas” da bola.

- Miguel e Manuel Fernandes (como já havia confirmado ao serviço dos sub-21) não são jogadores de selecção nacional (as qualidades futebolísticas não chegam); Hugo Almeida é fraco.

- Nuno Gomes é, de longe, o melhor avançado português (já o era em baixa de forma, quanto mais agora).
p.s.: dispenso comentar a postura, nos momentos difíceis, do presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Gilberto Madaíl.

Chamem o Trappatoni (com o P. Bento a adjunto)*

Suécia 0 - 0 Portugal
Portugal 0 - 0 Albânia



Vou ser curto, mas objectivo: apesar de exibições "menos conseguidas", contra penáltis não assinalados e falhanços clamorosos perante o guarda-redes não há treinador que resista.

Queirós pode (e deve), sim, intervir na atitude de alguns jogadores, com tiques de vedeta e excesso de individualismo - que prejudicam a equipa. Razão tem João Pinto (o maior, não o bronco ) quando analisa o jogo e cconclui dizendo ter visto jogadores a "jogarem para si".

Há jogadores que não estão a ser "amigos" de Queirós, e nota-se que existem duas classes de portugueses, nesta Selecção: a vedeta e a operária. Pior, há "cancros" dos sub-21 que se vêm promovidos a titulares da "A"! Vocês sabem de quem estou a falar...

Nada está perdido, mas o melhor será começarmo-nos a mentalizar que não estaremos no Mundial 2010.
____
*Mais vale ganhar a jogar mal, do que perder a jogar bem.

quarta-feira, outubro 15, 2008

Dias da Cunha dixit

"Quando o empréstimo obrigacionista se converter em acções, o Sporting perde a maioria da SAD. A partir daí, a jóia da coroa do clube é a Academia. São os terrenos de Alcochete que vão ter o novo aeroporto ali ao lado. O meu tempo já passou. Apoiarei quem quer que seja, com uma única condição: que seja honesto. E o actual presidente, não o é. É preciso travar a actual direcção para que o Sporting como todos o conhecemos continue a existir. Em 2005, o passivo não era nada que me preocupasse. Estava negociado com a Banca e o Sporting era perfeitamente viável. Filipe Soares Franco destruiu essa viabilidade, inventando um buraco para se poder candidatar sozinho e fazer crer aos sportinguistas que era necessário vender património. Filipe Soares Franco empobreceu o Sporting. Ele já disse que se não tivesse tomado as medidas que tomou o clube corria o risco de ficar como o Boavista. Isso é falso. O Sporting tinha acabado de negociar a 12/15 anos de vista com os bancos a sua dívida. E estava a cumpri-la. Comigo, nunca fizemos nada que os bancos não aprovassem. A história do buraco é, pois, uma mentira."
in CM de Hoje
(roubado ao futebolartte)

Isto só vem de encontro ao que penso acerca de qualquer presidente dos "três grandes": não confio em nenhum.

terça-feira, outubro 14, 2008

Restos do Benfica que eu aprendi a amar




"Então e o seu Benfica? Tem visto os jogos? Continua benfiquista?

Magnusson pára, olha muito fixamente para ele e pergunta-lhe:

- Você está a brincar comigo?!?! Uma vez benfiquista, PARA SEMPRE (o ênfase foi mesmo assim!) benfiquista!

A conversa lá continuou com ele a recordar os 33 golos em 30 jogos numa época, cinco anos de Benfica, três títulos de campeão, duas finais europeias, os seus planos de vir viver para Portugal quando o filho deixar de jogar hóquei no gelo, até que no final o Nuno Luz lhe pergunta:

Quer deixar alguma mensagem para o Benfica, para os adeptos?

Ele volta a olhar fixamente, desta vez para a câmara, e remata:

- Viva o Benfica! VIVA, VIVA (mais uma vez com ênfase, com uma voz vinda da alma) o Benfica!

- Roubado ao infernodaluz.blogspot.com

segunda-feira, outubro 13, 2008

quarta-feira, outubro 08, 2008

Antes da selecção...

...alguém sabe quem é o líder da Serie A?

terça-feira, outubro 07, 2008

Sorteio da Taça UEFA (ainda se chama assim?)

Grupo A

Schalke04, Alemanha
PSG, França
Manchester City, Inglaterra
Racing Santander, Espanha
Twente, Holanda

Grupo B

Benfica, Portugal
Olympiacos, Grécia
Galatasaray, Turquia
Hertha Berlim, Alemanha
Metalist Kharkiv, Ucrânia

Grupo C

Sevilha, Espanha
Estugarda, Alemanha
Sampdoria, Itália
Partizan, Sérvia
Standard Liege, Bélgica

Grupo D

Tottenham, Inglaterra
Spartak Moscovo, Rússia
Udinese, Itália
Dinámo Zagreb, Croácia
NEC Nijmegen, Holanda

Grupo E

AC Milan, Itália
Heerenveen, Holanda
Sp. Braga, Portugal
Portsmouth, Inglaterra
Wolfsburgo, Alemanha

Grupo F

Hamburgo, Alemanha
Ajax, Holanda
Slavia Praga, Rep. Chea
Aston Villa, Inglaterra
MSK Zilina, Eslováquia

Grupo G

Valencia, Espanha
Brugge, Bélgica
Rosenborg, Noruega
FC Copenhaga, Dinamarca
Saint-Etienne, França

Grupo H

CSKA Moscovo, Rússia
Deportivo Corunha, Espanha
Feyenoord, Holanda
Nancy, França
Lech Poznan, Polónia
In Record

Será desta que revejo o Milan in loco?

Leixões refreia entusiamo benfiquista

Leixões 1 - 1 Benfica



Quando o Benfica perde (nem que seja "só" pontos"), não me apetece fazer grandes análises. No entanto, aqui ficam as minhas impressões do jogo de ontem:

- Finalmente, Miguel Vítor à direita (até porque não havia mais ninguém);
- Conseguiram arrumar-nos o Reyes (somente o nosso jogador mais influente dos últimos jogos) ainda antes do quarto de hora. De mestre!;
- O Benfica chegou ao golo sem ter feito por isso, e só jogou minimamente bem nos momentos seguintes;
- Com excepção do período de tempo que assinalo acima, o Leixões jogou sempre melhor e mereceu o empate;
- Quique viu (e bem) que não conseguia segurar o jogo e tentou povoar o campo com a agressividade de Bynia. Mas o camaronês nem sabe segurar o jogo, nem jogar para a frente;
- Makukula poderia ter rendido Cardozo;
- O Benfica ganhou um ponto ao (então) líder, e continua a um jogo da liderança.

segunda-feira, outubro 06, 2008

Hoje não é um dia qualquer...

Hoje joga o Benfica!


SMS das 17H48: "Será errado sentir uma pequena erecção pelo jogador Bruno Alves? Pior que encornar a mulher, é encornar o Benfica! Hoje não é um dia Kkr, temos de ganhar! Abraço"; uma mensagem que, embora não a compreendendo na totalidade, elucida quanto ao actual estado de espírito dos benfiquistas. Daqui a cinco minutos, começamos, todos juntos, a lutar por alcançar o nosso lugar (o 1.º lugar, entenda-se), 1141 dias depois.

domingo, outubro 05, 2008

Sporting, 1 - FC Porto, 2 (ou a reposição da normalidade)

Para um benfiquista, é sempre interessante assistir a um Sporting-FC Porto. Sobretudo, numa fase da época onde, apesar de importante, nenhum clássico pode ser considerado decisivo.

O FC Porto ganhou, em Alvalade, por 1-2, subindo ao 1.º lugar e (re)assumindo-se como principal candidato ao título de campeão nacional. O resultado final é justo. O Sporting revelou as mesmas fragilidades dos jogos frente a Barcelona e Benfica; o FC Porto foi pragmático, gerindo a vantagem com um futebol prático e inteligente.

No caso do Sporting, Paulo Bento parece, ainda, procurar a forma ideal de pressão alta, a meio-campo, e de processos ofensivos, na frente de ataque. Claro que sem alas se torna mais difícil desequilibrar, confiando-se na plasticidade do losango, ou seja, nos movimentos mais agressivos dos médios interiores. O problema, pelo menos, o que melhor se sente, é a irregularidade exibicional desses dois elementos: Rochemback torna-se, a cada jogo, o mais fiel aliado de qualquer defesa adversária, transformando-se, devido à lentidão e passividade, numa presa fácil (e inútil, funcionando como “travão” à transposição defesa/ataque). João Moutinho, protagonista de uma novela de Verão, sempre difícil de digerir (por jogador e sócios e adeptos), está, actualmente, a anos-luz do que já provou ser capaz de fazer. Izmailov e Vukeciv têm alternado entre os bons e os maus momentos: as lesões e os problemas extra-futebol, respectivamente, têm complicado a vida de ambos os jogadores, mas também a de Paulo Bento.

De resto, e apesar de se notar vontade em lutar, do primeiro ao último minuto, importa notar que Liedson, agora de regresso após prolongada paragem (por lesão), continua a fazer falta. Se, antes, ainda decidia em importantes momentos, falta agora recuperar as condições físicas e mentais do melhor avançado do plantel.

Por outro lado, as alterações em termos de posicionamento – se bem se mantenha o esquema táctico – promovidas por Paulo Bento parecem, algumas vezes, confundir os atletas, incapazes de cumprir as suas tarefas. E, muitas vezes, resultar em poucos ou nenhuns efeitos práticos. Falta, claro está, falar do plantel leonino: ao Sporting falta qualidade, principalmente no sector mais recuado (baliza incluída, se não contabilizarmos Stojkovic).

p.s.: o FC Porto provou, outra vez, que tem qualidade para vencer este campeonato. Mas, decididamente, não é tão forte como na época anterior.

Imprensa: jornal "A Bola" (03.10.08)


Esta capa merece uma referência; não concordam? (desculpem o atraso, de alguns dias)

sexta-feira, outubro 03, 2008

Benfica TV começa da melhor maneira

Benfica 2 - 0 Nápoles



O Benfica matou um borrego com 23 anos, e eliminou uma equipa italiana das competições europeias. O Nápoles borrou-se perante o Inferno da Luz (bem composto) e não conseguiu repetir a exibição de há 15 dias.

Em contraste com o jogo de há duas semanas, o Benfica surgiu motivado pela vitória frente ao Sporting, e preparou-se para continuar a "salvar" aquilo que ainda não podia estar "perdido" tão cedo - a época. Quique manteve a sua aposta em Jorge Ribeiro (um passado dos cornos), e devolveu a titularidade a um dos capitães do Benfica (como tem de ser). Sidnei continuou a central, ao passo que Katsouranis roubou o lugar a Carlos Martins, que tinha saído "rebentado" depois do jogo contra o Sporting. Com Suazo, Aimar e David Luís lesionados, e com Cardozo (ainda) castigado, o Benfica dá-se ao luxo de fazer gestão (nalguns casos, forçada) de plantel e ainda tirar algum proveito.

Deixo a crónica do jogo para os "especialistas", mas realço a atitude pressionante da equipa, que remeteu o Nápoles para a sua grande área - a recordar, o pontapé de bicicleta que por pouco não deu em golo, e a bola no poste que antecedeu o um falhanço incrível por parte dos napolitanos.

Quique construiu uma equipa com mentalidade, pois nota-se que se acredita até ao último minuto - todos sabem o quão pertubador pode ser um empate a zero, quando se precisa de facturar, a meio da segunda parte. A equipa não ficou nervosa, nem ansiosa, e continuou com o seu esquema de jogo normal. Muito bem.

Em segundo plano (porque ganhámos), fica a ante-estreia do canal Benfica TV. A realização esteve impecável, e o relato também esteve em ótimo plano. Pormenores como a reportagem e os comentários deverão ser trabalhados de outra forma.

Venha agora a fase de grupos e a liderança no campeonato na segunda-feira!


quinta-feira, outubro 02, 2008

Com o gás todo

O FC Porto comemorou em 28 de Agosto o seu "alegado" 115.º aniversário, para citar um importante jornal desportivo com “uma celebração discreta e muito intimista”, coisa que nos põem a imaginar o seu vitalício presidente a recitar Régio e a esposa, em fundo, a tocar Mozart ao piano. E digo "alegado" porque nem todos os portistas, que durante quase 90 anos se habituaram a comemorar o aniversário do clube no dia 2 de Agosto, aceitam como boa a engenharia histórica que o sr. Pinto da Costa fez em finais dos anos 80, acrescentando nada mais de 13 anos à já longa vida do clube, e tornando-o, de uma assentada, "centenário".

Não sei se o ora suspenso presidente se inspirou numa espécie de repescagem histórica feita anos antes pelo seu rival preferido, o Benfica, que, mais modesto, se contentou em "recuperar" apenas 4 anos da sua história através do parceiro com o qual se fundaria, de facto, em 1908. Sei é que, com este golpe de génio, o insigne e esmagador presidente azul venceria mais uma vez o Benfica, tornando o seu FC Porto centenário antes dos encarnados.

O FC Porto foi fundado realmente em 2 de Agosto de 1906, pelo eng. José Monteiro da Costa, cujos descendentes ainda pensaram, na altura, desmascarar este atropelo à sua memória. Conheci as duas pessoas recrutadas, digamos assim, para montar e dar alguma verosimilhança à nova "versão histórica" da fundação do clube. Uma delas era um curioso jornalista, tenaz coleccionador de histórias, uma espécie de pesquisador de ouro que esmiuçava tudo em que mexia, (cujo não identifico porque ainda é vivo e não lhe pedi autorização para o meter nisto) a outra era, na altura, um conhecido pianista e homem-de-sete-ofícios, que criou ou copiou da televisão italiana a figura de um boneco que teve algum sucesso na RTP, o “Toppo-Giggio”.

A base de trabalho de ambos foi, salvo erro, o recorte de um jornal datado de 1882 ou 1893, em que era referido um certo Foot-Ball Club do Porto, criado por um senhor António Nicolau de Almeida, do qual se perderia totalmente o rasto ou mais referências nos anos que se seguiram e que tudo indica terá desaparecido como uma alma penada. Com ele, Pinto da Costa, aumentou nada menos de 13 anos (cruzes, canhoto) ao FC Porto. Ou seja, não se contentou em “fazer história" no seu clube durante o seu tempo, reescreveu-a andando para trás no tempo até ao século anterior.

- Rui Cartaxana,
in Record

Hoje não é um dia qualquer...



Hoje joga o Benfica!

Equipa:
Quim

Luisão e Sidnei
Jorge Ribeiro e Miguel Vítor

Katsouranis e Yebda

Reyes e Carlos Martins

Aimar e Nuno Gomes

quarta-feira, outubro 01, 2008

E agora, algo completamente diferente

Será fake?

A nova "vida" do FC Porto, em 2008/2009

O FC Porto perdeu, para a época 2008/2009, Bosingwa, Paulo Assunção e Ricardo Quaresma. O suficiente para, neste momento – sobretudo, após a derrota (0-4) em Londres, com o Arsenal –, se afirmar a entrada num novo ciclo do seu futebol: não só pelas perdas, mas também pela nova capacidade competitiva já demonstrada pelo renovado Benfica.

Ao actual FC Porto falta experiência. Os seus reforços são jovens (casos de Sapunaru, Rolando, Fernando ou Guarin), para mais cumprindo a habitual adaptação à nova realidade (como também acontece com Benitez ou Tomás Costa). Claro que, para além destes factores (absolvidores), a qualidade futebolística destes atletas será – e isto é uma opinião pessoal – bastante menor se comparada com a dos futebolistas que saíram do Dragão. Este grupo terá, obviamente, probabilidades de sucesso bem distintas, se o contextualizarmos nos dois planos competitivos: o interno e o externo.

Continuo a considerar, e já quase não duvido, que Christian Rodriguez – a par de Rolando (ex-Belenenses) e Fernando (ex-E. Amadora) – foi a melhor contratação portista desta época. Continuo a duvidar, todavia, que tenha sido uma boa contratação. Refiro-me, obviamente, aos sete milhões de transferência e aos dois milhões/ano de contrato.

Jackpot?

Terão dos dirigentes do Benfica, finalmente, acertado no treinador?

Perspectivas

O Porto sofreu a derrota mais pesada derrota desde há onze anos a esta parte (os jornais falam apenas de números "europeus", mas alguém se lembra da última vez que o FC Porto perdeu por quatro golos em solo nacional?).

Por outro lado, depois de ter jogado no campo mais difícil do grupo, continua em segundo lugar no grupo...

PS: Lucho já deu o primeiro mote para o clássico contra o Sporting - alguém vai ter de pagar a factura!

ADENDA: há ainda a perspectiva senil.