badge respira futebol

quinta-feira, março 23, 2006

Olegário e Baía carregam portistas para a final

Depois do golo do Guimarães, contra o Benfica; depois da decisão que anulou o golo limpinho do Rio Ave; depois das decisões de Olegário Benquerença no jogo da Taça que opôs dragões a leões... compreendo que um adepto do futebol sinta pudor em relação ao que se passa em Portugal.

O árbitro que já deixou o Estádio da Luz em estado de sítio voltou a realizar uma arbitragem muito fraca. As duas equipas que estão em melhor forma no campeonato português mereciam melhor. Dou o benifício da dúvida ao lance que envolveu Polga na sua grande área. No entanto, Benquerença perdoou a expulsão a Pepe, por mais uma mão-na-bola (que muitos consideram ter sido penálti), enquanto Raul Meireles teve o privilégio de fazer jogo perigoso enquanto o jogo estava parado! Deste lance resultou a justa expulsão de Marco Caneira, qual Kofi Annan a meter-se onde não é chamado. "He's my friend", já disse o outro, sem efeito - de boas intenções...

Vitor Baía, como o grande guarda redes que é (mas não aqueles que muitos julgam ser), demonstrou estar à altura do desafio - apesar dos recentes episódios de pancadaria fora dos relvados -, sendo apenas traído por um lance infeliz protagonizado por Cech. Liedson não desperdiçou, apesar do jeito tosco como cabeceou para golo.

Bola na rede, segunda parte do prolongamento: Paulo Bento explodia de alegria. Uma comemoração que deixava transparecer muita da raiva que iria dentro de si. No entanto, Adriaanse respondeu prontamente, acreditando num golo que McCarthy viria a marcar.

Não houve um único penálti mal executado. Baía defendeu o primeiro, de Moutinho, que ia muito bem colocado. Ricardo terá marcado o golo mais seco da noite, no remate que muita gente desejava que tivesse corrido mal - "só para ele não ter a mania". Grande guarda-redes, o guarda-redes do Montijo que já pintou a cara para comemorar um campeonato do Benfica esteve perto de defender o remate de Lisandro. O remate levava uma altura considerável e entrou.

Parabéns ao FC Porto e desejo de um grande jogo entre os Vitórias, hoje.

PS: numa altura em que o Sporting resume as suas ambições futebolísticas ao campeonato, vários jogadores correm o risco de serem castigados, por causa das picardias aquando da recepção ao Nacional da Madeira. Só agora? Parece que sim. Por um lado, parece injusto e inoportuno; por outro, "a justiça tarda, mas não falha", pelo que os jogadores são os primeiros culpados neste processo todo. Elevação, meus caros, não é isso...

Sem comentários: