badge respira futebol

domingo, março 22, 2009

Lucílio dá o empate, Quim dá a vitória

Taça da Liga - Final
Sporting CP 1 - 1 SL Benfica

(jogo ganho pelo Benfica no desempate pela marcação de grandes penalidades)

O Benfica venceu a Taça da Liga 2008/09 e tornou-se no único clube português com os principais troféus de futebol: Campeonato, Taça de Portugal, Supertaça e Taça da Liga.

Lucílio Batista deu uma ajuda, ao assinalar um penalty inexistente e que permitiu que o jogo chegasse ao desempate por grandes penalidades. O árbitro não deu a vitória ao Benfica, mas é inegável que contribuiu de forma decisiva para que o Sporting não chegasse ao fim dos 90 minutos em vantagem. Nisso, terão razão os sportinguistas. Mas, na marcação das grandes penalidades, em igualdade de circunstâncias, foram piores e perderam. Tão simples quanto isto.



Em relação ao resto do jogo, foi um espectáculo muito fraquinho - o que não impede de ter sido uma partida animada, com bolas na trave, falhanços clamorosos, cortes em cima da linha, etc. O Sporting marcou num lance em que Liedson se encontra completamente sozinho, e ainda assim teve de ser Pereirinha, com alguma sorte à mistura (a bola ainda vai ao poste) a empurrar para o golo. Até este lance, o equilíbrio tinha sido rei.



Apesar de se encontrar em desvantagem, o Benfica não teve nenhuma reacção especial, e o penalty caiu o céu. Só depois, já em vantagem numérica, é que se notou (pudera!) um verdadeiro ascendente de águias sobre leões. Gostei de ver Aimar atrás de dois avançados com características complementares, Gomes e Suazo, apesar do fraco rendimento evidenciado pela dupla. O português teve um lance nítido de golo, mas falhou (fácil demais?); o hondurenho não é o mesmo super-jogador que embasbacou Portugal, no início da época.



Quique mostrou coerência, ao não falar da arbitragem, e lembrou que também não comentou o penalty inexistente de Yebda, no Dragão. O espanhol ganhou o primeiro troféu pelo Benfica, uma taça que nenhum "grande" em Portugal tinha no seu espólio, até então. Quanto à menoridade da competição, acredito que a sobranceria de quem desdenhou este jogo só pode ter relação directa com a inveja de não ver a sua equipa naquele estádio, ontem, a levantar a taça.

O resto é conversa.

FORÇA, BENFICA!

Sem comentários: