badge respira futebol

segunda-feira, março 09, 2009

Benfica supera Naval difícil de abater

Liga Sagres 2008/2009
Naval 1º de Maio 1 - 2 Sport Lisboa e Benfica
(Aimar, Katsouranis)

Custou, mas foi. Depois de ter entrado a ganhar, com um golo de Aimar aos 3 minutos, o Benfica voltou à sina de não conseguir segurar o jogo nem o resultado. Resultado: a Naval chegou ao empate de forma justa.

Mas... desta vez, a rapaziada acordou. Depois de sofrer o golo (em boa verdade, pouco antes já Di Maria tinha espetado uma solha na barra navalista), a equipa de Quique reagiu com uma raça invulgar. Di Maria esteve em muito bom plano (novamente!), e chegou mesmo a assistir Cardozo para o que seria um golo de bandeira - o chapéu saiu com as medidas certas, mas com a direcção errada.

Depois de uma falta mal assinalada à equipa da Figueira da Foz, Reyes vestiu a bata e serviu um lance de laboratório: assistência para Miguel Vítor (belíssimo jogador; aquele corte "à Gamarra", dentro da área, foi lindo) que besunta a bola com açúcar para a cabeça gulosa de Katsouranis. O grego, que na gala dos 105 anos do Sport Lisboa e Benfica foi considerado o Jogador do Ano, facturou e selou a vitória encarnada.

Importantíssimo triunfo, já que a equipa jogava sobre as brasas de uma vitória indiscutível do Sporting sobre um tenrinho Paços (aquele primeiro golo é um lol - sim, acabei de o dizer), e ainda de uma categórica "sova" da equipa de Jesualdo sobre a turma do convencido José Mota. Na altura de puxar dos galões, o Leixões foi uma merda: um penalty à moda da Madeira, falta de reacção (não apenas de Beto, que só mergulhou uma vez em toda a noite, no penalty de Lucho) da equipa... enfim. Hilariante, a equipa de Matosinhos. Quase ao nível de Helton, um excelente guarda-redes que será recordado pelos seus frangos monumentais.

Sobram nove jornadas e o FC Porto só não será campeão se não quiser. Ao Benfica, resta a Taça da Liga, para vingar a derrota frente ao Sporting, já que os jogos contra o Nacional, Setúbal e FC Porto (só para dizer três) puxaram a equipa de Rui Costa para baixo quando estava em cima. Quando contar aos meus filhos que uma equipa com os jogadores que o Benfica teve em 2008/2009 perdeu o campeonato para este FC Porto, aposto que o "conto dos anos 80" já vai fazer mais sentido.

Sem comentários: