badge respira futebol

segunda-feira, março 16, 2009

Champions por um canudo...

Liga Sagres 2008/2009
SL Benfica 0 - 1 Vitória (de Guimarães)

O Benfica perdeu contra o Vitória de Guimarães e terá comprometido definitivamente as suas aspirações ao título. Para piorar a situação, neste momento o Benfica não depende exclusivamente de si para chegar à pré-eliminatória da Champions - a equipa de Paulo Bento venceu em casa e alcançou o segundo lugar.

Deixem-me dizer que não vi a primeira parte do jogo, em que se diz que o Benfica até jogou bem. No entanto, vi a segunda, em que a equipa de Quique Flores voltou a não conseguir demonstrar um futebol fluído e eficaz. Tal como em muitos outros jogos, esta época...

Parece, então, que o Benfica voltou ao objectivo inicial da época, em que treinador e director desportivo disseram que o título não era o principal objectivo, pois a estrutura para o futebol começava basicamente do zero. Fica a sensação que, com este plantel, Quique poderia ter feito melhor. Não me esqueço que este treinador fez de Maxi um respeitável defesa-direito; conseguiu dar maturidade e tempo de jogo a três jovens defesas-centrais; e que, finalmente, Di Maria começa a obter rendimento do seu enorme potencial.

Chega? Claro que não - Quique devia ter conseguido a intercontinental, mesmo sem ter sido campeão europeu. Está na hora de cair na real e perceber que, começando do zero todos os anos, começaremos os campeonatos com "menos pontos" que adversários com uma estrutura estável, cujo plantel e esquema táctico apenas sofrem alguns ajustes, enquanto se limam pormenores que acabam por fazer a diferença. É preciso ter paciência, mesmo quando não se ganha. Ainda assim, há quantos anos não chegava o Benfica a esta fase do campeonato ainda com hipóteses reais de ser campeão? Nem irei recordar da fase em que o Benfica esteve "lá em cima" e foi puxado cá para baixo, num sádico exercício de sadismo que arruinou a moral do plantel... É muita fruta.

3 comentários:

Bananaman disse...

RA,começo por dizer que não vi o jogo, e pelos vistos, ainda bem.

Em comentário ao teu 3.º parágrafo, concordo e discordo.
Explico, realmente, com este plantel - mesmo desiquilibrado - podia fazer muito melhor. E depois, realmente Maxi está a fazer-se um razoável defesa direito (não sei se é tanto o Quique que o está a "fazer", antes ele) e Di Maria (já chamado nalguns meandros como Di Correria) aparenta algumas melhorias. Os centrais, especialmente o Sidnei e o Miguel Victor. Ok. tempo de de jogo. Sim.

Mas agora vejamos o reverso da medalha:
- Leo, independentemente do problemas pessoais. Porquê o constante ódio ao melhor def. esquerdo que tivemos nos ultimos...10 anos - no mínimo ?
- Jorge Ribeiro a titular, só elogios e depois vai e põe o David Luiz ? Porquê ? e nem ousem criticar o David Luiz como def. esquerdo !
- Balboa. Era para jogar - digo eu - num esquema de 433 ? com 2 extremos ? É tão mau assim ? Então porque gastámos tanto dinheiro nele ?
Não acredito. Não é mau. Está a ser totalmente queimado.
- Cardozo/Nuno Gomes/Suazo. Em que é que ficamos ?
- Relacionado com o anterior, porque é que o Aimar joga como 2º avançado e não 10 metros mais atrás como organizador de jogo ?
...e outras...

Neste momento os benfiquistas estão divididos. Os que querem uma ruptura (pelo menos a nível de orientação técnica) e os que defendem este ano como ano zero do futebol.
Eu pertenço aos primeiros. Não vale a pena estar a insistir e a defender que "para o ano será melhor" se o modelo táctico - estuo a falar unicamente de futebol - vai continuar. E acrescento. Vai continuar a falhar.

Por mais que simpatize com o Quique Flores, como pessoa, não posso concordar que insista constantemente e até à exaustão num modelo táctico e numa forma de jogar que falha redondamente no nosso campeonatozinho.
É sinal de inteligência mudar quando um modelo não funciona. Como considero o Quique uma pessoa inteligente, (ainda) estou à espera. Mas não vejo progressos.

E porque é que a culpa é sempre dos jogadores e nunca dele ? Porque é que não admite que o modelo é um fracasso ?

RA disse...

Só posso dizer que o teu comment é um complemento perfeito ao que penso mas não escrevi (a segunda-feira é um dia fodido).

Nem sei que dizer; será que vale a pena "começar do zero" para o ano, só porque faz sentido; ou será que a equipa de Quique até pode "explodir" para o ano se este acordar para a vida? Não nos esqueçamos de Rui Costa. Ele é um de nós, deverá estar a fazer contas à vida... nem deve dormir.

Já Pinto da Costa, como fará para despedir um treinador campeão (para meter Jesus)?

Nocturno disse...

"Deixem jogar o Mantorras!"