badge respira futebol

domingo, agosto 24, 2008

Benfica começa a desiludir

1ª Jornada: Rio Ave 1 - 1 Benfica


O Benfica deu-se ao luxo de começar o campeonato com dois pontos de atraso em relação aos seus adversários naturais, o Sporting CP e o FC Porto, que já tinham ganho os seus primeiros jogos.

A equipa mostrou-se amorfa nos primeiros minutos, excepto Carlos Martins e Urretavizcaya. Para piorar as coisas, a peça mais importante da engrenagem-Benfica lesionou-se num lance algo caricato (pura precipitação de Yebda, a saltar quando e onde não devia) e teve de sair. Refiro-me a Carlos Martins, o jogador que em vez de prometer, parece mais empenhado em cumprir o seu destino, numa clara antítese daquilo que fora o seu fado em Alvalade.

Apesar de não ter aparecido na televisão, Cardozo e Aimar terão corrido "para nada" durante grande parte do encontro. Se as bolas não chegavam em condições ao paraguaio, já no caso do argentino começa a perceber-se que aquela posição não é para ele. Uma vez no lado direito, Aimar teve uma evidente subida de rendimento.

Fica-se com a impressão que, quando Martins teve de ser substituído, o jogador que deveria ter entrado prontamente era Nuno Gomes, deslocando-se Ruben Amorim para o centro e Urreta para a direita. Fellipe Bastos ainda é muito verde para estas andanças e acabou por ter mais tempo de jogo que Amorim. Que sirva para Quique aprender, pois pior que errar é não se aprender com os erros/infelicidades.

O golo do Rio Ave surgiu de um canto que não deveria ter existido, já que Quim foi carregado na pequena área no lance anterior. Não cheguei a ver a repetição, mas também é verdade que um guarda-redes com outra envergadura teria resolvido o lance de outra forma. A defesa ficou "a ler", no meio das recargas. Penso que há lances em que só mesmo os avançados acreditam que a bola vai sobrar. E sobrou.

Valeu a pronta reacção do Benfica, com golo de Nuno Gomes 30 segundos depois. No entanto, a equipa continuou sem mostrar um fio de jogo merecedor de dar a vitória ao Benfica.

Aimar ainda teve uma derradeira hipótese de virar o jogo a favor do Benfica, após bela tabela com Nuno Gomes (excelente atitude), mas o ângulo de remate acabou por se fechar em demasia, e Cardozo já não acreditou numa assistência que até acabou por surgir de forma deficiente. Nas bancadas, Rui Costa ainda acreditou, mas o argentino não conseguiu o golo.

Para a semana, há Benfica-Porto. Tendo em consideração que o FC Porto está numa fase em que se dá ao luxo de prescindir de Quaresma, e as suas rotinas de jogo ainda não estão consolidadas, trata-se de uma excelente hipótese de transformar um natural desânimo em força positiva para atacar o longo campeonato que ainda há para jogar.

Com Di Maria e Reyes deverá ser diferente. Já não acredito em novos reforços. Mas ainda há dispensas a fazer... Força, Benfica.

Força, Benfica.

- Texto publicado em simultâneo no blog A Tasca do Alex

Sem comentários: