badge respira futebol

terça-feira, agosto 26, 2008

Pormenores que fazem a diferença

Não querendo ser Calimero, gostava que me dissessem o que pensam deste lance. Podem puxar o vídeo directamente para os 4 minutos e 20 segundos.



Eu fico com a sensação que há um ganhar de posição... com recurso a falta.

Imaginando que não há guarda-redes no lance, e que este teria ocorrido no meio-campo: o defesa não ataca a bola, perdendo assim qualquer hipótese de a jogar (pois esta segue a velocidade considerável); para além do mais, está "partido" pela sua trajectória, alterada por Aimar. Seria falta.

Imaginando ainda outro cenário: supondo que ambos os jogadores estavam dentro da área, mas perto da bandeirola de canto (cerca de dois metros). O movimento do jogador do Rio Ave já poderia considerar como um atacar da bola, dado que não haveria espaço para jogar, e aquele lance seria seu e morreria ali (o chamado proteger da bola na linha de fundo). Não seria falta.

Este lance é um misto dos dois cenários que desenhei, com uma diferença: o atacante joga de acordo com o primeiro cenário, e o defesa joga com as variáveis do segundo. Tendo em consideração que a bola ainda estava jogável para o avançado (supondo que não seria obstruído), fico com a sensação que, apesar de ser um lance difícil para o árbitro (por ser parecido com várias situações no futebol com diferentes julgamentos para o mesmo movimento), deveria ter sido assinalado penalty a favor do Benfica.

Por lances bem mais confusos (e sem falta) já se expulsaram jogadores. Ver a partir da marca do 1m30s.

Sem comentários: