badge respira futebol

quarta-feira, dezembro 05, 2007

Benfica ganha em Donetsk!

Admitamos: o resultado do jogo de hoje à noite na Ucrânia é uma surpresa para todos (para quem viu e para quem não viu o jogo). Um Benfica, provavelmente cansado por dois jogos de alto desgaste físico e emocional (principalmente o jogo contra o FC Porto), iria jogar contra uma "escola de samba" num ambiente com temperaturas negativas!

Pior que a pior das expectativas foi observar que a escola de samba de Donetsk (o meio-campo e o ataque do Shaktar) parecia encarar o jogo como mero Carnaval! Os jogadores sabem o que fazem e demonstraram ser uma equipa temível com a bola no chão, no pézinho.

O Benfica voltou a entrar mal no jogo, tal como já tinha acontecido contra o Milan, e a pressão natural dos "ucrânianos" durante os minutos iniciais antevia um jogo difícil. No entanto, Cardozo aproveitou bem uma primeira falha do adversário e facturou um golo fácil. Daqueles que o Nuno "gosta" de falhar. Tal como na Madeira, Cardozo foi um grande "mitra".

No entanto, a súbita eficácia dos encarnados não ficaria por aqui. Mais uns minutos de moderada aflição e eis que Cardozo materializa o anti-clímax. De cabeça. Hoje dava para tudo. Dois a zero em Donetsk, e já Carlos Manuel antevia na televisão o que poderia ser um resultado bem confortável...

O Shaktar não baixou os braços e conseguiu facturar de penalty, ainda na primeira parte. David Luís é guloso: quer a bola, quer sair a jogar, quer antecipar-se, quer ser mais e melhor.Para o melhor e para o pior. Calma, miúdo. O brasileiro empurrou Lucarelli num lance aparentemente inofensivo, e o italiano reduziu para 1-2.

No que restou do jogo deu para ver que Di Maria ainda não aprendeu a NÃO rematar a 40 metros da baliza, sem pretexto aparente, quando a equipa precisava da "chicha" no pé.
Nélson precisa de ritmo - tanta bola passou por cima do negrinho. Bom, sempre é melhor que Luís Filipe, ou Maxi Pereira - somados.
Para variar, a equipa jogou menos mal sempre que Rui Costa segurava a bola e pautava o jogo encarnado. E para o ano, como será?
Petit e Katsouranis estão numa baixa de forma quase hilariante, não fosse a seriedade do jogo que é mais do que uma simples questão de vida ou de morte. O jogo não correu bem para o português; Kats parece ter sido melhor a central do que o que agora é, a regista...

Superadas as expectativas, o Benfica continua nas competições europeias (o que, só por si, já é bom para o ranking das equipas portuguesas), amealhou uns valentes trocos e ganhou moral para os jogos que se avizinham - o tal jogo de espera.

Veremos se a taça UEFA não atrapalhará o campeonato do Benfica- tal como o campeonato do Sporting poderá atrapalhar a sua prestação neste prémio de consolação para os clubes da Segunda Circular.
Porque, convenhamos, a Taça UEFA dos dias de hoje é um troféu sem dimensão para equipas de segundo plano. Aquilo em que nos tornámos...

Sem comentários: