badge respira futebol

quarta-feira, dezembro 26, 2007

Adivinha de Natal

Como é que se adivinha que já passou o Natal e o Ano Novo está à porta?

Assim, por exemplo.

terça-feira, dezembro 25, 2007

Feliz Natal a todos

São os votos do Futebol Pensado para todos os seus leitores.

A prendinha pode ser esta entrevista de José António Camacho, a O JOGO.

domingo, dezembro 23, 2007

Aqui vai mais um belo vídeo...

Resta dizer que o primeiro "apenas" roubou uma Supertaça ao Benfica... e que é uma bela amostra do que foram os anos 80 e 90, com o FC Porto sempre a roubar e a ser favorecido...

Quem se lembra, não se esquece... passe o pleonasmo.

Eis o melhor "falsete"...

...da História do futebol português!

Sousa Cintra, o homem que despediu Queiroz e Robson, no seu melhor.

sexta-feira, dezembro 21, 2007

Até para o ano, Benfica.

O Benfica aviou o Estrela num daqueles jogos em que o resultado não espelha bem o que se passou em campo. Não digo que o Estrela tivesse tido hipóteses para ganhar o jogo, apesar de uma primeira parte com uma atitude muito positiva. Penso é que o glorioso arrancou uma daquelas vitórias "chatas" contra uma equipa que, felizmente, tentou algo mais.

Os três golos surgiram todos na segunda parte, quando a a equipa da Amadora já dera o "berro". No entanto, é preciso "abrir o livro" de alguma forma - e foi com duas promessas que se obteve o primeiro golo. Os lançamentos de Bynia já "prometiam" dar em algo há já alguns jogos (atenção a este jogador... pode vir a tornar-se numa referência no meio campo do Benfica...), e um cabeceamento de Rodriguez na primeira parte do jogo parecia prometer "sequela" ao golo marcado em Paços de Ferreira. Juntaram-se as profecias, e o Benfica começava a tranquilizar.

Mais golos se marcaram (mais um para Cardozo, após penalty evidente sobre... David Luiz), tendo Nuno Gomes fechado a contagem para a turma da Luz, após bom trabalho de Di Maria. Apesar de não se revelar um bom finalizador, o argentino parece ter acertado a agulha das assistências... Os dois protagonistas do último golo entraram no início da segunda parte. Camacho decidiu arriscar mais cedo, desta vez (menos com o apagado Adu). E arriscou bem.

Mais do meu Benfica, só para o ano, se não estou em erro.
Mas dêem-me futebol. Dêem-me boxing day.

terça-feira, dezembro 18, 2007

Mudança de emblema.

Apesar de desmentida por responsáveis do Benfica, a mudança de emblema foi falada, esta semana.

Sou contra.

Principalmente quando nos pode calhar em rifa um "criativo" visionário que nos impinja as três riscas brancas da Adidas no desenho... como já aconteceu a um clube que, por acaso, é patrocinada pela Puma. Enfim... se não está partido, não colem.

Não, eu também vi

...resposta à pergunta destes nossos amigos.

Grande recepção em manchete.

Mas não censuro o Lisandro. Se, no ano passado era "legal", por que haveria de não ser, em 07/08?

...lol?

segunda-feira, dezembro 17, 2007

Kaká bate no céu


O brasileiro Kaká, no pico da sua carreira, ganhou o prémio de Melhor Jogador do Mundo de 2007.

Compreende-se a sua vantagem perante um jogador mais novo, que ainda tem muito (mais) para mostrar (e dar) ao desporto-rei, Cristiano Ronaldo. Kaká ganhou títulos muito importantes este ano, consolidando o seu currículo, já de si rico, agraciado com títulos anteriores ao serviço da Selecção e do AC Milan. A sua regularidade em níveis no limiar da perfeição, a sua atitude sempre correcta de good-boy e o seu percurso justificam um prémio merecidíssimo. Em suma, o jogador tem o seu mérito, mas o contributo das suas equipas para o sucesso do jogador não pode ser ignorado.

O que foi dito acima para explicar, em parte, a distância entre o planeta Kaká e o planeta Ronaldo, no entanto, não pode ser dito para justificar a diferenciação entre os prémios do português e de Messi. São ambos jogadores excelentes, mas a tal "equipa de Messi" não esteve ao nível da "equipa de Ronaldo".
Ronaldo foi campeão em Inglaterra, teve um percurso notável na Champions, e ficou em quarto lugar no Mundial de 2006.
Messi não foi, sequer, figura de proa na curta caminhada da "selecção das pampas" na Alemanha, perdeu o campeonato para o Real Madrid e a Copa América para o Brasil. Trata-se de um jogador temível.

Lembro-me de certos sorrisos cínicos e comentários jocosos quando Ronaldo afirmou, ainda (mais) novo, que queria ser o melhor do Mundo. Já esteve mais longe. Para o ano, com um excelente Europeu às costas, falamos novamente.

domingo, dezembro 16, 2007

Benfica perde com golo espectacular!!

...tudo o resto foi uma merda. Mas "tudo o resto" ser uma merda faz parte do futebol.

Tendo em consideração que a maior parte do Benfica a que assisti, na condição de espectador de futebol, aconteceu depois de 1994, este Benfica parece o Milan do Van Basten.

Por isso, nem tudo é mau. Se eu não quisesse fazer disto um post ultra-positivista, até acrescentaria que "pode sempre ficar pior".

sábado, dezembro 15, 2007

Bom fim-de-semana...

Depois dos boas exibições do Sporting e do Porto, na Champions, resta-nos "só" o campeonato nacional, este fim-de-semana. Coloco "só" entre aspas porque é a competição de que mais gosto. Gostava que o Benfica voltasse a ganhar o campeonato, pois é o título que mais me interessa - o coroar de uma regularidade que permitisse outro tipo de vôos...

O Sporting, apesar de não defrontar Makukula (ficará de fora por 3 jogos, sendo o que mais "me" interessa era mesmo este, contra os verdes), terá de jogar sem Liedson. Logo agora que os leões poderiam dar outro pontapé na crise (que alguns sportinguistas parecem gostar de ver) eternizada em Alvalade, o melhor jogador dos últimos anos vai ficar de fora, por lesão. Acontece. O Benfica ganhou ao United sem Simão, com um golo do Beto...

O Porto vai defrontar o Guimarães. Espero que não se repita a "tesão de mijo" que houve aquando da visita do Setúbal pelo Dragão, há umas jornadas atrás. A exibição foi patética, tamanha foi a borra.

Resta desejar boa sorte ao Benfica, que terá de ir ao Restelo, onde Moreira fez o seu último jogo como verdadeiro "dono" da baliza encarnada. No ano passado, Rui Costa e Simão conseguiram sacar a vitória... este ano, como será? Espero que Camacho coloque o onze mais maduro em campo, pois J. Jesus pode armadilhar o jogo de forma irremediável. Ganhar menos que os 3 pontos esperados é dizer adeus ao campeonato - o tal "jogo da paciência". Paciência. Quem marcar primeiro ganha. A menos que seja o Belém - aí, Adu terá uma palavra a dizer...

ADUUUUUUUU-KEN!

segunda-feira, dezembro 10, 2007

Que ninguém cuspa para o ar...

Como Iordanov, há tantos outros ex-jogadores que foram deixados ao esquecimento pelos clubes do seu coração...

Assim de repente, e só para mencionar os tradicionais "jogos de despedida", lembro-me da forma como Jorge Costa foi posto de parte pela direcção do FC Porto.

«O Sporting não cumpriu com aquilo que acordou, refugiando-se em vários tipos de argumentos que, do ponto de vista do Iordanov, não fazem qualquer sentido», afirmou José Serrão, citado pela Lusa, dando conta de vários argumentos do clube: «Que o jogo não tem interesse, que as televisões não estariam motivadas para o transmitir, que o estádio estaria vazio e que o Sporting, ao realizá-lo sem qualquer tipo de interesse, só iria ter prejuízo.»
- José Serrão, advogado do Iorda.

Veremos o que o Sporting tem para dizer.

Alguém lembre ao Paulo Bento...

...que Jupp Heynckes não teve muita sorte quando fez o mesmo a João Pinto, no Benfica.

Nem o alemão teve sorte, nem o Benfica, por arrastamento.

A única diferença - e a que poderá abonar a favor de Paulo Bento - é que João Pinto nunca quis sair do Benfica... depois de 1993, claro.

O que será pior?

Ter os jogadores do clube à venda em hasta pública, em leilão...

...ou ninguém os querer comprar, mesmo assim?

Ou estou muito enganado, ou a pantera do Minho estará com os dias contados, até à sua extinção.

Para que se fale do Benfica...

...durante esta longa semana, eu dou o mote: Cardozo ainda não marcou com o pé direito! Trata-se de uma grande lacuna para um ponta-de-lança que custou tanto dinheiro e blábláblá...

PS: estou a ser irónico com o facto de o Tacuara ter voltado a facturar de cabeça. Mas se quiserem pegar por aí... :)

domingo, dezembro 09, 2007

Olá, Taça

O Benfica afastou a Académica da Taça de Portugal. Domingos terá resumido o filme do jogo quando disse que a primeira parte foi do Benfica e a segunda, da Académica.

A equipa da casa entrou melhor no jogo e o domínio sobre os "estudantes" traduziu-se em dois confortáveis golos ainda antes do intervalo. Se o primeiro golo resultou de uma bola parada (excelente cabeceamento de Luisão), o segundo foi o finalizar de uma jogada belíssima, repleta de tabelas bem executadas e de uma execução superior. Cardozo voltava a facturar quando a equipa precisava. Nem antes, nem depois. E assim é que deve ser. Com o golo tranquilizador da segunda parte, o paraguaio já leva 10 golos oficiais. Faltarão mais dez para o jogador "valer" aquilo que se deseja?

Di Maria
começou de início, e terá feito o seu melhor jogo desde que chegou ao Estádio da Luz. Passes na altura certa, fintas com peso e medida, a sua tradicional ultra-velocidade e uma entrega ao jogo colectivo em tudo superior ao que já havia mostrado até aqui. Assim, sim.

Nélson parece ter voltado para ficar. Veremos se consegue agarrar um lugar que já teve como garantido, muito por falta de opções no plantel. O lateral tem condições técnicas para conseguir alcançar a regularidade desejada e chegar mais além. Depende de si - como já dependeu de tanto bom jogador a quem não apeteceu singrar.

Bynia acompanhou Petit no centro do terreno, enquanto Katsouranis nem foi convocado. Se o meio-campo do Benfica esteve bem na primeira parte, na segunda parte houve alturas em que a bola fervia - muito por mérito de um melhor posicionamento do adversário, convenhamos.

Léo, que fizera a assistência para o golo de Cardozo, saíu lesionado como resultado de um choque com a cabeça noutro jogador da Académica. Mesmo assim, acho que Miguelito continuará a ser preterido pelo treinador, mesmo que Léo não recupere para o próximo jogo. Coisas do futebol.

Coisas do futebol, as frangalhadas. Parece que o Benfica tem em Butt o típico guarda-redes que consegue fazer grandes defesas em determinados momentos, para noutros enterrar inexplicavelmente. Ele bem que tenta manter a pose de "está tudo bem, estou em cima do acontecimento" (tão característica de Baía, mesmo quando frangava brutalmente). Não, Butt. Não convences.

Freddy Adu (que deu uma interessantíssima entrevista aqui) ia deixando a sua marca no jogo ao primeiro toque que deu no esférico, tal como acontecera contra o FC Porto. A vontade e o espírito estão lá, veremos se chega.

O Benfica jogou sem o Rui Costa, ganhou confortavelmente (apesar de Nuno Gomes estar de relações cortadas com o botão de rematar) e a equipa está com moral. Serviços mínimos garantidos - o que, para jogo de Taça, é tudo o que se pode pedir.

quarta-feira, dezembro 05, 2007

Benfica ganha em Donetsk!

Admitamos: o resultado do jogo de hoje à noite na Ucrânia é uma surpresa para todos (para quem viu e para quem não viu o jogo). Um Benfica, provavelmente cansado por dois jogos de alto desgaste físico e emocional (principalmente o jogo contra o FC Porto), iria jogar contra uma "escola de samba" num ambiente com temperaturas negativas!

Pior que a pior das expectativas foi observar que a escola de samba de Donetsk (o meio-campo e o ataque do Shaktar) parecia encarar o jogo como mero Carnaval! Os jogadores sabem o que fazem e demonstraram ser uma equipa temível com a bola no chão, no pézinho.

O Benfica voltou a entrar mal no jogo, tal como já tinha acontecido contra o Milan, e a pressão natural dos "ucrânianos" durante os minutos iniciais antevia um jogo difícil. No entanto, Cardozo aproveitou bem uma primeira falha do adversário e facturou um golo fácil. Daqueles que o Nuno "gosta" de falhar. Tal como na Madeira, Cardozo foi um grande "mitra".

No entanto, a súbita eficácia dos encarnados não ficaria por aqui. Mais uns minutos de moderada aflição e eis que Cardozo materializa o anti-clímax. De cabeça. Hoje dava para tudo. Dois a zero em Donetsk, e já Carlos Manuel antevia na televisão o que poderia ser um resultado bem confortável...

O Shaktar não baixou os braços e conseguiu facturar de penalty, ainda na primeira parte. David Luís é guloso: quer a bola, quer sair a jogar, quer antecipar-se, quer ser mais e melhor.Para o melhor e para o pior. Calma, miúdo. O brasileiro empurrou Lucarelli num lance aparentemente inofensivo, e o italiano reduziu para 1-2.

No que restou do jogo deu para ver que Di Maria ainda não aprendeu a NÃO rematar a 40 metros da baliza, sem pretexto aparente, quando a equipa precisava da "chicha" no pé.
Nélson precisa de ritmo - tanta bola passou por cima do negrinho. Bom, sempre é melhor que Luís Filipe, ou Maxi Pereira - somados.
Para variar, a equipa jogou menos mal sempre que Rui Costa segurava a bola e pautava o jogo encarnado. E para o ano, como será?
Petit e Katsouranis estão numa baixa de forma quase hilariante, não fosse a seriedade do jogo que é mais do que uma simples questão de vida ou de morte. O jogo não correu bem para o português; Kats parece ter sido melhor a central do que o que agora é, a regista...

Superadas as expectativas, o Benfica continua nas competições europeias (o que, só por si, já é bom para o ranking das equipas portuguesas), amealhou uns valentes trocos e ganhou moral para os jogos que se avizinham - o tal jogo de espera.

Veremos se a taça UEFA não atrapalhará o campeonato do Benfica- tal como o campeonato do Sporting poderá atrapalhar a sua prestação neste prémio de consolação para os clubes da Segunda Circular.
Porque, convenhamos, a Taça UEFA dos dias de hoje é um troféu sem dimensão para equipas de segundo plano. Aquilo em que nos tornámos...

domingo, dezembro 02, 2007

Paulo Bento cavou a sua sepultura

O Sporting voltou a empatar para o campeonato, desta vez com o último classificado.

Já disse que este Sporting me faz lembrar o Benfica de Fernando Santos: apesar de alguns, raros, bons jogos, a equipa não joga bem - mas perde/empata por causa de erros individuais.

Que culpa tem o treinador que os jogadores falhem golos de baliza aberta?

Que culpa tem o treinador quando os jogadores não concretizam os penaltis?

Que culpa tem o treinador quando o guarda-redes dá um frango?

Talvez Paulo Bento tenha alguma culpa neste último ponto, pois Rui Patrício já vinha a dar indicadores de que poderia voltar a errar. Mas deixá-lo no onze inicial também não é algo de anormal, já que o jogador é um jovem de qualidade e com um futuro promissor.

No entanto, Paulo Bento terá cavado a sua sepultura com esta sucessão de maus resultados. Geralmente, o elo mais fraco, aquele que "paga a factura", é o treinador. Quer por vontade própria, quer por "ordens superiores".

O treinador do Sporting está num limbo permanente, e este empate poderá ditar a sua queda.

Faltou a estrelinha ao Benfica

Pois é. Parece que os reis magos da época precisaram de levar a "estrelinha" que tanto jeito andava a dar ao Benfica, ultimamente.

O Benfica voltou a perder... para o campeonato... em casa... e logo contra o Porto, líder. Os "andrades" aguentaram bem os primeiros quinze minutos do jogo, em que se notou um ligeiro ascendente encarnado, e "arrumaram" a candidatura do Benfica no que restava da primeira parte. Um golo de Quaresma concretizou um lance em que Léo deu uma "casa" do tamanho do estádio, e em que David Luiz também não fica bem na fotografia.

Apesar das várias oportunidades de que dispôs, o Benfica não conseguiu marcar em nenhuma. Nem Adu, que apenas precisou de poucos segundos em campo para fazer um bom remate, conseguiu quebrar a defesa nortenha.
Di Maria voltou a ser um dos piores - a sua inconsequência já roça a irresponsabilidade.

Está na hora de voltar a jogar ao jogo da paciência que Camacho se viu obrigado a viver desde que regressou ao Benfica. Esperar por um deslize (ou mais) do adversário, e não falhar.

O Benfica já não depende apenas de si para ser campeão...