
SL Benfica - Farense
Há 3 horas
"Isso é daquelas perguntas a que não sei bem o que responder, até porque nunca se sabe"Ó Moutinho... até te tenho como bom rapaz e gosto das tuas qualidades humanas e futebolísticas.
João Moutinho, capitão do Sporting, quando questionado se gostaria de jogar no Benfica
O que é certo é que estou muito bem no Sporting e se um dia sair, a minha prioridade, se tiver de voltar a Portugal, será o Sporting. Isso sem dúvida nenhuma.
"O Nuno Gomes fez um excelente trabalho pela boa leitura do jogo, esteve sempre onde a equipa precisava. Precisamos de jogadores assim. O plantel é jovem, mas acredito que, com o tempo, os jogadores vão crescer e ter uma melhor compreensão do jogo"
Quique Flores
"Quando o empréstimo obrigacionista se converter em acções, o Sporting perde a maioria da SAD. A partir daí, a jóia da coroa do clube é a Academia. São os terrenos de Alcochete que vão ter o novo aeroporto ali ao lado. O meu tempo já passou. Apoiarei quem quer que seja, com uma única condição: que seja honesto. E o actual presidente, não o é. É preciso travar a actual direcção para que o Sporting como todos o conhecemos continue a existir. Em 2005, o passivo não era nada que me preocupasse. Estava negociado com a Banca e o Sporting era perfeitamente viável. Filipe Soares Franco destruiu essa viabilidade, inventando um buraco para se poder candidatar sozinho e fazer crer aos sportinguistas que era necessário vender património. Filipe Soares Franco empobreceu o Sporting. Ele já disse que se não tivesse tomado as medidas que tomou o clube corria o risco de ficar como o Boavista. Isso é falso. O Sporting tinha acabado de negociar a 12/15 anos de vista com os bancos a sua dívida. E estava a cumpri-la. Comigo, nunca fizemos nada que os bancos não aprovassem. A história do buraco é, pois, uma mentira."in CM de Hoje
"Então e o seu Benfica? Tem visto os jogos? Continua benfiquista?
Magnusson pára, olha muito fixamente para ele e pergunta-lhe:
- Você está a brincar comigo?!?! Uma vez benfiquista, PARA SEMPRE (o ênfase foi mesmo assim!) benfiquista!
A conversa lá continuou com ele a recordar os 33 golos em 30 jogos numa época, cinco anos de Benfica, três títulos de campeão, duas finais europeias, os seus planos de vir viver para Portugal quando o filho deixar de jogar hóquei no gelo, até que no final o Nuno Luz lhe pergunta:
Quer deixar alguma mensagem para o Benfica, para os adeptos?
Ele volta a olhar fixamente, desta vez para a câmara, e remata:
- Viva o Benfica! VIVA, VIVA (mais uma vez com ênfase, com uma voz vinda da alma) o Benfica!
- Roubado ao infernodaluz.blogspot.com
Grupo AIn Record
Schalke04, Alemanha
PSG, França
Manchester City, Inglaterra
Racing Santander, Espanha
Twente, Holanda
Grupo B
Benfica, Portugal
Olympiacos, Grécia
Galatasaray, Turquia
Hertha Berlim, Alemanha
Metalist Kharkiv, Ucrânia
Grupo C
Sevilha, Espanha
Estugarda, Alemanha
Sampdoria, Itália
Partizan, Sérvia
Standard Liege, Bélgica
Grupo D
Tottenham, Inglaterra
Spartak Moscovo, Rússia
Udinese, Itália
Dinámo Zagreb, Croácia
NEC Nijmegen, Holanda
Grupo E
AC Milan, Itália
Heerenveen, Holanda
Sp. Braga, Portugal
Portsmouth, Inglaterra
Wolfsburgo, Alemanha
Grupo F
Hamburgo, Alemanha
Ajax, Holanda
Slavia Praga, Rep. Chea
Aston Villa, Inglaterra
MSK Zilina, Eslováquia
Grupo G
Valencia, Espanha
Brugge, Bélgica
Rosenborg, Noruega
FC Copenhaga, Dinamarca
Saint-Etienne, França
Grupo H
CSKA Moscovo, Rússia
Deportivo Corunha, Espanha
Feyenoord, Holanda
Nancy, França
Lech Poznan, Polónia
O FC Porto comemorou em 28 de Agosto o seu "alegado" 115.º aniversário, para citar um importante jornal desportivo com “uma celebração discreta e muito intimista”, coisa que nos põem a imaginar o seu vitalício presidente a recitar Régio e a esposa, em fundo, a tocar Mozart ao piano. E digo "alegado" porque nem todos os portistas, que durante quase 90 anos se habituaram a comemorar o aniversário do clube no dia 2 de Agosto, aceitam como boa a engenharia histórica que o sr. Pinto da Costa fez em finais dos anos 80, acrescentando nada mais de 13 anos à já longa vida do clube, e tornando-o, de uma assentada, "centenário".
Não sei se o ora suspenso presidente se inspirou numa espécie de repescagem histórica feita anos antes pelo seu rival preferido, o Benfica, que, mais modesto, se contentou em "recuperar" apenas 4 anos da sua história através do parceiro com o qual se fundaria, de facto, em 1908. Sei é que, com este golpe de génio, o insigne e esmagador presidente azul venceria mais uma vez o Benfica, tornando o seu FC Porto centenário antes dos encarnados.
O FC Porto foi fundado realmente em 2 de Agosto de 1906, pelo eng. José Monteiro da Costa, cujos descendentes ainda pensaram, na altura, desmascarar este atropelo à sua memória. Conheci as duas pessoas recrutadas, digamos assim, para montar e dar alguma verosimilhança à nova "versão histórica" da fundação do clube. Uma delas era um curioso jornalista, tenaz coleccionador de histórias, uma espécie de pesquisador de ouro que esmiuçava tudo em que mexia, (cujo não identifico porque ainda é vivo e não lhe pedi autorização para o meter nisto) a outra era, na altura, um conhecido pianista e homem-de-sete-ofícios, que criou ou copiou da televisão italiana a figura de um boneco que teve algum sucesso na RTP, o “Toppo-Giggio”.
A base de trabalho de ambos foi, salvo erro, o recorte de um jornal datado de 1882 ou 1893, em que era referido um certo Foot-Ball Club do Porto, criado por um senhor António Nicolau de Almeida, do qual se perderia totalmente o rasto ou mais referências nos anos que se seguiram e que tudo indica terá desaparecido como uma alma penada. Com ele, Pinto da Costa, aumentou nada menos de 13 anos (cruzes, canhoto) ao FC Porto. Ou seja, não se contentou em “fazer história" no seu clube durante o seu tempo, reescreveu-a andando para trás no tempo até ao século anterior.
- Rui Cartaxana,
in Record