badge respira futebol

quarta-feira, outubro 01, 2008

A nova "vida" do FC Porto, em 2008/2009

O FC Porto perdeu, para a época 2008/2009, Bosingwa, Paulo Assunção e Ricardo Quaresma. O suficiente para, neste momento – sobretudo, após a derrota (0-4) em Londres, com o Arsenal –, se afirmar a entrada num novo ciclo do seu futebol: não só pelas perdas, mas também pela nova capacidade competitiva já demonstrada pelo renovado Benfica.

Ao actual FC Porto falta experiência. Os seus reforços são jovens (casos de Sapunaru, Rolando, Fernando ou Guarin), para mais cumprindo a habitual adaptação à nova realidade (como também acontece com Benitez ou Tomás Costa). Claro que, para além destes factores (absolvidores), a qualidade futebolística destes atletas será – e isto é uma opinião pessoal – bastante menor se comparada com a dos futebolistas que saíram do Dragão. Este grupo terá, obviamente, probabilidades de sucesso bem distintas, se o contextualizarmos nos dois planos competitivos: o interno e o externo.

Continuo a considerar, e já quase não duvido, que Christian Rodriguez – a par de Rolando (ex-Belenenses) e Fernando (ex-E. Amadora) – foi a melhor contratação portista desta época. Continuo a duvidar, todavia, que tenha sido uma boa contratação. Refiro-me, obviamente, aos sete milhões de transferência e aos dois milhões/ano de contrato.

Sem comentários: