badge respira futebol

domingo, janeiro 04, 2009

Escândalo na Trofa!

Liga Sagres
Trofense 2 - 0 Benfica




O Benfica perdeu pela primeira vez para a Liga Sagres, e cedeu a liderança ao FC Porto, que havia ganho horas antes. A turma de Quique Flores deixou-se surpreender na casa do último classificado, uma equipa que se estreia na primeira divisão!

Resumindo o jogo, o Benfica entrou bem e teve algum ascendente sobre o adversário até aos 15 minutos de jogo. Houve dois lances claros de golo, pertencendo a autoria de um deles a um isoladíssimo Aimar, que não conseguiu bater o guarda-redes. Depois, o Trofense fez o seu jogo e explorou o contra-ataque para aplicar o seu veneno. O primeiro golo nasce de um passe a esventrar a defesa vermelha, e em que Moreira volta a sair muito mal na fotografia - foi mais um golo "à Moreira". Tenho sérias dúvidas na legalidade da posição de Reguila, mas ninguém da SportTV teve a coragem necessária para as dissipar.

A segunda parte foi mais do mesmo: o Benfica a afunilar o jogo para as faixas laterais, que ficaram responsáveis por "pensar" a estratégia ofensiva da equipa. Bynia viu um cartão amarelo num lance que é sintomático da sua capacidade para pensar o jogo. O camaronês viu um segundo cartão amarelo numa sucessão de equívocos que é sintomática da capacidade de Quique para antecipar o jogo. O treinador espanhol ainda se defendeu dizendo que tinha a substituição em marcha quando o jogador foi expulso - já era tarde.

De realçar que o jogador que marcou o primeiro golo (ninguém se chama Reguila) já acompanha a equipa desde a terceira divisão. A par de Helder Barbosa (emprestado pelo FC Porto?), o homem do jogo.

A primeira volta ainda não terminou, o Benfica só está a um ponto do líder e não será o último "colosso" a perder contra um David. Não é o fim do mundo, mas exige-se mais a esta equipa - apesar do refrear de expectativas no início da época, por parte dos dirigentes, os adeptos sabem que há potencial para fazer mais e melhor. Uma exigência lúcida e razoável só poderá trazer bons resultados.

PS: Mais alguém ouviu o Luisão aos 35 minutos, após cruzamento de Jorge Ribeiro, a lançar um sonoro "Vai tomá no cú, Jórgi!"? Momento mais hilariante da noite, no meio do descalabro.

PPS: quando se dizia que o Benfica devia ter feito mais para não depender dos árbitros para ganhar os jogos (que teria ganho, sem os erros dos homens do apito), eu dizia que o Benfica tinha feito o suficiente, pois tinha sido roubado em golos que lhe davam a vantagem mínima. Sempre eram quatro pontos que fariam toda a diferença agora. O que eu quero dizer é que também eu gostava que o Benfica ganhásse por "15 a zero", mas sou realista. Esta crise que se vive para os lados da Luz começou com erros clamorosos de arbitragem - só quero deixar registado que o sistema ainda vive...

2 comentários:

Anónimo disse...

Escandalo? porque, se a equipa do benfica da tudo aquilo que pode? agora, que esse "tudo o q pode" se resuma a um amontoado de 11 jogadores qe para ali andam, cada um a jogar para si, isso ja é outra história..por favor, estes blogs do choradinho encarnado sao deprimentes.

RA disse...

Só visita porque quer...

Será sempre escandaloso o líder perder contra o primeiro classificado, um clube primodivisionário perder contra um clube de uma liga inferior em jogos de taça, etc.

Daí o escândalo. Não vale a pena deprimir...