badge respira futebol

quinta-feira, agosto 03, 2006

Defeso inquietante

Sou daqueles que sempre recusaram a tragédia antes de tempo, recorrendo a uma ingenuidade infantil – que todos tentamos preservar – que vira a cara aos problemas, por vezes tão gritantes.
(futebolisticamente falando, obviamente!)

Nunca lamentei o facto de, a cada entrada para Agosto, sonhar (a dormir ou não) com uma época sem mácula – “ninguém vai ganhar a esta equipa!”, pensava. A inconsciência faz parte destas coisas, alimentadas mais com o coração do que com a cabeça!

Bons tempos, que isto do relógio correr, sem pedir licença, deve-me ter tornado num ser amargo que, agora, encontra defeitos em tudo o que vê: e este Benfica, meus amigos – os do Benfica, que os outros não são para aqui chamados! –, é trágico.

Fernando Santos “monta” um plantel, dono da razão – como devem ter todos os treinadores –, despacha os excedentários e reforça posições. A razão perdeu-se, cedo ou tarde não sei, e, agora, há quatro (Petit, Katsouranis, Diego e Beto) para um lugar, dois (Manú e Paulo Jorge) para dois e cinco (Miccoli, Nuno Gomes, Fonseca, Mantorras e Marcel) para mais um. Com os meios que existem as alternativas só podiam ser duas: ou fazia os ponteiros voltar para trás ou lutava pelo "seu" 4x4x2 (em losango).
O equilíbrio está, este ano, irreversivelmente perdido.

A cinco dias do primeiro jogo oficial ninguém se entende cá atrás, sobretudo na baliza, mas também nas laterais e na zona central.
O técnico, esse, devia ter escolhido o número 1, feito finca-pé, com “frangos” e tudo. 1, já que só pode jogar um, que os outros são meras opções.
Fosse quem fosse, era o da confiança do treinador, que isto de todos andarem nivelados, para mais por baixo, só faz com que se trema (e ainda por cima treme-se em grupo).

A “falta de pulso” de Fernando Santos não é dado novo, aliás, há quem aponte esta como a razão fulcral para o seu insucesso no comando do Sporting. Não sou assim tão linear, ao ponto de acreditar que o profissional, tantos anos depois, ainda não revela nem transmite “nervo” ao grupo. Mas os jogos passam e a(s) atitude(s), essa(s), tardam a mudar…

P.S.: E o pior é que isto só melhora com sangue novo - se aparecerem os tais 20 milhões do Valência - ou, melhor ainda, com a permanência de Simão Sabrosa – o único ala acima da média (apesar de todas as esperanças nos jovens contratados). O craque já foi inscrito para a Champions.
P.D.*.: contratem um médio que seja opção ao Karagounis, por favor!
* Post desesperadum

Sem comentários: