terça-feira, outubro 31, 2006
Exemplos...
segunda-feira, outubro 30, 2006
domingo, outubro 29, 2006
Viva o Ranço!
Claro que o ranço poderia ter ditado um Benfica vencedor, mas é aí em que reside a beleza do futebol...
sexta-feira, outubro 27, 2006
E ainda acrescento esta:
ABOLA — Acredita que a ausência de Miccoli pode fragilizar o Benfica?
JESUALDO FERREIRA — Só provocaria esse efeito se o Benfica se apresentasse apenas com 10 jogadores. O Miccolli será, seguramente, substituído por outra opção, por um jogador de qualidade, uma vez que o Benfica tem muitos jogadores desse nível. Por outro lado, penso que o Miccoli, nos dois últimos anos, não realizou épocas regulares para que se fale sobre ele em termos de tanta qualidade... Em todo o caso, a ausência dele não é um problema meu e não creio que o Benfica seja mais fraco sem o Miccoli.
Quem diz a verdade...
ABOLA — Gosta de ver jogar Cristiano Ronaldo?
PLATINI — Não joga mal...
ABOLA — Só isso?
PLATINI — Cristiano Ronaldo possui talento, muito talento, é dotado de grande qualidade, mas se complicasse menos o seu jogo seria melhor jogador. Fico com a ideia, por vezes, que ser seu colega de equipa não é fácil...
segunda-feira, outubro 23, 2006
domingo, outubro 22, 2006
Em relação a Ricardo...
Alguém que alinhe nessa novela só pode ser atrasado mental.
Em relação ao clássico de hoje, voto na vitória do Sporting, a fugir para o empate. Anderson faz falta (demais).
quarta-feira, outubro 18, 2006
Mister(s) em destaque
Artur Jorge, de 60 anos, volta assim a França, depois de ter treinado o Matra Racing (1987/89) e o Paris Saint-Germain em duas ocasiões (1991/94 e 1998/99).
O Créteil-Lusitanos ocupa actualmente a última posição da 2.ª divisão francesa, com uma vitória, quatro empates e seis derrotas, nas 11 jornadas já disputadas na prova.
2. O Al-Ahly, equipa egípcia treinada por Manuel José, qualificou-se novamente para a final da Liga de Campeões de África.
Apesar disso, o Al-Ahly perdeu por 2-1 com o ASEC Mimosa, da Costa do Marfim, na 2.ª mão das meias-finais.
A equipa de Manuel José beneficiou da vitória por 2-0 da primeira partida, no Egipto, e vai agora enfrentar o CS Sfaxien, da Tunísia, que afastou nas meias os Orlando Pirates, da África do Sul, com um score de 1-0 nos dois jogos.
Verdades da bola:
nem sempre a melhor equipa ganha o jogo;
nem sempre o resultado final do jogo é justo;
nem sempre a equipa que joga durante mais tempo melhor ganha o jogo;
nem sempre a equipa que sofre derrotas pesadas (1-7 ou 0-3) ao longo da época deixa de ser campeã.
terça-feira, outubro 17, 2006
Há males que vêm por bem...
Depois de um pressing muito elevado, a equipa portuguesa lá conseguiu serenar e pensar o seu jogo. No entanto, apenas de longe se conseguiu rematar à baliza escocesa.
Depois de sofrer o primeiro golo, a resposta foi positiva, sendo o remate de Nuno Assis o ponto alto do jogo benfiquista. Quando se procurava o empate, o Celtic marcou de contra-ataque e matou o jogo.
A Champions já era. Jogar em Old Trafford será muito mais difícil do que no estádio do Celtic. Mesmo que se ganhe ao Celtic e ao "Kopenhaga"na Luz, só se amealham 7 pontos. Ora, os escoceses já têm 6... alguém acredita numa vitória do Copenhaga nesta Champions?
Admirar-me-ia muito se o Benfica não garantisse, pelo menos, o lugar na Taça UEFA, uma competição secundária onde se poderá fazer uma melhor figura. Se não fosse pelo prestígio do clube, até preferia que o Benfica dispensasse a UEFA - o campeonato é bem mais importante.
Positivo:
- por irónico que possa parecer, a consistência da defesa benfiquista durante a maior parte do jogo;
- Katsouranis. O grego adaptou-se bem ao novo papel, com Petit; está cada vez melhor.
Negativo:
- resultado demasiado pesado, que pode ter consequências no moral da equipa, que estava em alta, depois de Leiria;
- ausência de Rui Costa (e de Karagounis). O jeito que não daria ter uma mente criativa para os últimos 30 minutos do jogo...
"Bicho" despediu-se

FenómeNa(va)l!
Um (bom) exemplo de trabalho de qualidade, sobretudo o do técnico Rogério Gonçalves. Com meios modestos, soube construir um colectivo equilibrado - em todos os sectores - e competitivo. A qualidade não deverá dar para mais (a "Europa" deverá ser, ainda este ano, uma realidade distante), mas até que a fórmula esgote, Rogério Gonçalves já deverá ter amealhado o suficiente para relaxar... e até começar a pensar na próxima temporada.

segunda-feira, outubro 16, 2006
Dar um frango é triste...
Mesmo quando a dose é a dobrar.
Ironias do futebol...
domingo, outubro 15, 2006
quinta-feira, outubro 12, 2006
Esqueçam o 4º lugar no Mundial...
Com um conjunto de extremos que deve ser dos melhores do mundo futebolístico, por que será que apenas um chegou "como deve ser" ao destino?
O destino chama-se Nuno Gomes e o cruzamento "como deve ser" não é um cruzamento para o Pauleta.
Catch up, Scolari.
PS: Nuno Valente não tem lugar na Selecção. É mau demais.
Ricardo Rocha borrou a pintura num lance completamente escusado. Apesar dos bons cortes que efectuou ao longo do jogo, o seu jogo e as próximas convocatórias podem ficar marcados pelo lance que originou o segundo golo polaco.
So long, Costinha...
quarta-feira, outubro 11, 2006
Pró-Couceiro (assumido)
No entanto, os treinadores de futebol não podem (nem devem) ser responsabilizados pela fraca eficácia, convertida em bolas ao poste; por expulsões injustas ou por penáltis mal-assinalados. Por isso, e analisando as duas "mãos" do duelo Portugal-Rússia (em selecções sub-21), chego à (minha) conclusão que José Couceiro não perdeu o primeiro, mas ganhou o segundo!
(isto até pode parecer estúpido - principalmente para quem andou a fazer deste técnico, ao longo da última semana, um "Luís Campos do século XXI" -, mas é tão certo como o facto de Fernando Santos não ter culpa (directa) do desfecho de Paços de Ferreira).

Tem categoria, como ontem se viu, mas, acima de tudo, personalidade vincada, como já não se via há anos - talvez desde os tempos de Carlos Queiroz.
- Joga bem, tal como jogava o Alverca de 2003/2004 - despromovido, ou melhor, se bem me lembro, empurrado, roubado, humilhado, rumo à 2.ª Liga e consequente extinção;
- Joga bem, como jogava o V. Setúbal de 2004/2005, sempre perto dos lugares de acesso às competições europeias (que alcançou, com todo o mérito);
P.S.: O FC Porto pós-Mourinho não é mais que um recipiente incinerador de profissionais, recheado de "fantasmas" e jogadores com a cabeça em qualquer lugar, desde que estivesse longe do "Dragão"; o Belenenses não é mais que um clube simpático, gerido por velhos... do Restelo.
terça-feira, outubro 10, 2006
segunda-feira, outubro 09, 2006
Cristiano Ronaldo

Não falta muito!
sexta-feira, outubro 06, 2006
Facto da semana!
Agora, sem a recorrente “caça às bruxas”, é tempo de apurar responsabilidades. Do departamento clínico encarnado; da clínica que (não) diagnosticou a coxa do atleta ou de outra entidade qualquer, individual ou colectiva qualquer.
Pois! Assim, é (ainda) mais fácil abanar o lenço ao sabor dos desaires.
P.S.: Se calhar, Manuel Fernandes não foi assim tão mau profissional.
terça-feira, outubro 03, 2006
Liga (mais) equilibrada
O Sp. Braga - com Marcel em grande - assume-se, a cada jornada que passa, depois dos solavancos no arranque, como um sério pretendente ao topo do futebol português, imitando o exemplo de há uns anos dos vizinhos portuenses do Boavista.
O campeonato está relançado, ao ponto da diferença entre "craques", elogiados diariamente (da imprensa aos cafés), e "toscos", repudiados pela crítica e por meia dúzia de lenços brancos, ser, para já, uma cabeçada certeira (e injusta) de um jogador do Paços de Ferreira.