badge respira futebol

segunda-feira, março 02, 2009

Benfica ganha pontos a três adversários directos

Liga Sagres
SL Benfica 2 - 1 Leixões
(Elvis p. b., Nuno Gomes)

Ao vencer o Leixões (antes do início do jogo, quarto classificado), o Benfica sacudiu o Leixões da sua posição e, com o empate entre FC Porto e Sporting, ganhou pontos ao líder e ao eterno rival de Lisboa.

A equipa entrou muito bem, com uma primeira meia-hora de grande nível. O primeiro golo, aos 16 minutos, não foi grande surpresa. Elvis, em situação extremamente complicada perante cruzamento de Reyes (e com Cardozo nas costas), jogou para onde podia - só que resultou em autogolo.

Rúben Amorim pôde jogar na sua posição, que tantas vezes é tapada por Yebda (pelo poderio físico) ou por Carlos Martins (pela colocação das bolas paradas), e jogou bem... até ter de sair, por lesão. A posição estava amaldiçoada, já que Carlos Martins, ao entrar, levou com um cartão amarelo por ter entrado sem autorização. Amadorismos... Ainda assim, fica longe do lance que protagonizou no Sporting, quando conseguiu ser expulso em 5 minutos (no Restelo).

Na segunda parte, o Benfica entrou novamente bem, com Reyes a querer recriar o lance em que marcou ao Sporting. Desta vez, o guarda-redes chamava-se Beto e defendeu com mestria. Sem sentir a pressão de se arriscar a empatar, ou talvez por causa disso mesmo, o Benfica procurou o segundo golo e conseguiu-o. Após cruzamento de Cardozo ("ai, se ele soubesse usar o pé direito..."), o recém-entrado Nuno Gomes "partiu" o keeper leixonense com um cabeceamento corajoso (aquele pé malandro do defesa...) contra o movimento de Beto. Tal como no primeiro golo, o guarda-redes do Leixões fcou a ver navios após um cruzamento.

Com dois golos na sacola, apesar da história bem recente (tantas vantagens de dois golos esbanjadas, em casa), Quique decidiu mexer na equipa, esgotando as substituições. Balboa entrou, por Di Maria (está a crescer...). O pior foi que, depois do golo de Nuno Gomes, Carlos Martins "berrou" e teve de sair. A equipa teve de jogar 20 perigosos minutos em desvantagem numérica - eu não disse que a posição estava almadiçoada?

Mais perigoso ficou o resultado quando, num lance confuso, Balboa (sempre ele...) não consegue aliviar a bola que sobra para Rodrigo, que finaliza sem rodeios. Já com Chumbinho em campo - a estrela que quer "sair para um clube grande" no fim da época -, a equipa de José Mota fez tudo para chegar ao empate.

O Benfica serviu-se do que tinha, incluindo o anti-jogo. Razão teve José Mota quando barafustou com a falsa lesão de Katsouranis (fez o que lhe cabia, tentando quebrar o ímpeto do ataque leixonense; se alguém quisesse "acreditar" que o fizesse a seu risco...) - o grego não tinha nada.

O jogo acabou com a vitória do Benfica. Os ânimos não serenaram. Entrou a polícia de choque pelo túnel de acesso aos balneários. Treinadores e jogadores demoraram a chegar À flash interview. Com ar de quem nos quer comer por parvos, treinadores e jogadores disseram que não se passou nada. Terá havido acordo de bastidores (literalmente), para surpresa e desgoto de muitos? Sabe-se que Rui Costa e João Gabriel foram identificados pela polícia. O Director Desportivo do Benfica vai ser novamente multado - parece que não lhe dói, que andar por onde não deve, a fazer o que não se sabe, vale o risco e a coima. Eles lá sabem...

Para a semana, há Leixões-FC Porto. É o jogo do ano, até ver. Talvez seja a última equipa que resta, em calendário, com capacidade para ganhar à equipa de Jesualdo Ferreira. A apimentar o jogo que até já teve o seu ponto alto numa final da Taça de Portugal ganha pela equipa de Matosinhos... nas Antas (!!), sabe-se que o FC Porto já revelou interesse na contratação de Beto. Agora já nem estão a gozar connosco, estão a gozar com ele.

2 comentários:

Bananaman disse...

Lá vem o gajo chatear. :)

Felizmente que nem todos gostam de amarelo.
A primeira parte - no meu entender - foi sofrível.
A segunda foi lastimável. Nem me vou dar ao trabalho de discorrer sobre os azares, erros e falhas dos jogadores e treinador. Má demais.

Quanto ao Sr. José Mota. Tinha-o em alguma consideração. Está a decrescer (a consideração). Fez meia dúzia de brilharetes e agora lá por causa disso tem de se armar em Mourinho ?
Os jogadores das equipas que treina e treinou, nunca "queimaram" tempo, nunca simularam faltas ? É o novo arauto da verdade desportiva este Sr. ?

Esta Mourinhite aguda anda a atacar em força, senão vejamos:
Cajuda, Jorge Jesus, José Mota...quem será o próximo ?

RA disse...

Não chateia nada; pior é não ter feedback (e desculpo-me já de não ter comentado no seu blog pk não tenho tido tempo para ler...nenhum!).

Em boa verdade, só gostei dos primeiros 15 minutos, foi de qualidade!

O Sr. José Mota enerva-me desde que pede desculpa por ganhar no Dragão. Pronot, foi só este ano, mas espero que se torne vício.