badge respira futebol

terça-feira, janeiro 31, 2006

As frases da polémica - o caso Simão

“Grande desilusão”
- Alguém discorda?

“O Benfica perdeu e bem. O Sporting esteve mais forte, mais unido e com exibições individuais bem apoiadas por todo o conjunto. No Benfica foi o contrário. Não houve o devido apoio a quem podia decidir o jogo...”
- Novamente correcto. Se Simão, através do seu porta-voz oficial, se queixa de falta de apoio - se considerarmos que se está a referir a si -, está apenas a dar o seu ponto de vista. Pelos vistos, não o devia ter feito. Compreende-se que a direcção do SL Benfica considere este texto como um factor de desestabilização antes de mais um jogo decisivo para o campeonato, e que tenha pedido a Simão que o retirasse.
Em qualquer outro clube aconteceria o mesmo - não o torna aceitável, mas considero que este fenómeno de "empregado revolta-se contra entidade patronal e entidade patronal reage" aconteceria da mesma forma em qualquer outra empresa; não é ideal, mas é a norma.
Simão coloca o dedo na ferida, mas põe de parte a hipótese que é não se poderem fazer grandes jogos todas as jornadas - os seus colegas da defesa e do meio-campo são humanos. Se a bola não chegou lá à frente nas melhor condições, é algo que Simão terá de encarar com mais naturalidade - aqui ou em Inglaterra. No Chelsea também há-de acontecer, e Mourinho não tolerará este tipo de "bocas" (Ricardo Carvalho que o diga) - se Simão quer ir para o Chelsea, acabou de dar um tiro no pé.



“Pois que dizer perante tamanho descalabro?

Pouco ou nada, a não ser procurar dentro do clube, do grupo de trabalho e de todos aqueles que directa ou indirectamente fazem parte da estrutura, as razões que levaram a uma alteração tão acentuada daquilo que foi a filosofia do campeão a época passada e o que se preparou para esta época
Grandes diferenças, sem dúvida!”
- Grandes diferenças, sem dúvida! A começar pelo facto de o SL Benfica ter no banco jogadores com qualidade suficiente para jogarem na equipa principal, algo que não acontecia na era de Trapatonni. O italiano tinha uma equipa espremida até ao limite - Koeman tem mais jogadores, o que não significa que os utilize da melhor forma.
A que "alteração tão acentuada" se referia o capitão do Benfica? Acabou de se abrir uma caixa de Pandora - estas linhas de Simão têm muito maior capacidade de destruição do que têm, de construção. Fractura-se o balneário, fragiliza-se a direcção e o grupo de trabalho. Assim, não.

“Pode ser que ainda se vá a tempo de encontrar o caminho certo. Estamos a meio e muita coisa pode mudar. Esperemos que seja para melhor.”
- Qualquer benfiquista será incapaz de discordar. Procura-se o bi-campeonato; faça-se por isso.

As citações são de Simão Sabrosa, no seu site oficial, dias após o dérbi de Lisboa que o Benfica perdeu, humilhantemente, para o rival Sporting; dias depois de Luis Filipe Vieira afirmar publicamente que Simão não sairía do Benfica, nesta janela de transferências.

Sem comentários: