badge respira futebol

segunda-feira, fevereiro 02, 2009

"Deixem nadar o Mantorras"

Por ricardo araújo pereira
In Jornal A Bola

DIFICILMENTE haverá jogador mais desconcertante em Portugal (no Mundo?) do que Pedro Mantorras. O nome de Mantorras tornou-se uma piada na boca dos nossos adversários. Uma piada que provoca um riso alvar, como costuma ser o riso dos nossos adversários, mas que é feito sobretudo de alívio: eles viram que jogador era Mantorras, e agradecem à Providência as lesões que o têm impedido de continuar a sê-lo. Volta e meia sobressaltam-se, como no último campeonato ganho pelo Benfica, em que Mantorras arriscou ser melhor marcador da Liga a jogar apenas 10 minutos de cada vez. Este ano, em 15 jornadas, Mantorras tinha sido convocado apenas por uma vez, e não tinha jogado nem um minuto. Ontem, jogou 24 minutos e ao fim de 3 marcou um golo. Como explicar que um jogador de quem se diz que tem graves limitações físicas sobressaia num terreno em que os mais aptos parecem precisar de um escafandro para escapar do afogamento? Não sei, mas os nossos adversários cada vez riem menos. Eu, que vi a rotação do Mantorras completamente assente nos joelhos, que fizeram o serviço muito bem, e o pontapé com a perna direita, que não coxeou nem uma vez, encontro-me na posição estranha de estar a rir-me sozinho. E isso, nas vésperas do Porto-Benfica, é muito bonito.

Dificilmente haverá jogador mais desconcertante em Portugal (no Mundo?) do que Katsouranis. Como é costume, a Liga de Clubes estreou um novo tipo de punição com o Benfica. Katsouranis foi castigado por palavras proferidas numa entrevista. Há-de chegar o dia em que um jogador do Benfica será castigado pelo que desabafou com a mulher, ao chegar a casa, ou pelo que disse aos amigos, na mesa do café, ou pelo que confiou ao padre, no confessionário. Segundo os critérios da Liga, que aplicou um jogo de castigo a Katsouranis e, até agora, nenhum a Bruno Alves, no futebol português a língua é mais perigosa do que o cotovelo.

Dificilmente haverá jogador mais desconcertante em Portugal (no Mundo?) do que Pelé. No Verão, chegou ao Porto incluído no negócio de Quaresma. Vinha avaliado em seis milhões de euros e referiu-se várias vezes que tinha estado nas camadas jovens do Benfica, de onde tinha sido dispensado. Quatro meses depois, foi emprestado ao 15.º classificado do campeonato inglês. Desta vez, não se fez qualquer referência ao facto de ser um jogador avaliado em seis milhões de euros, e ninguém lembrou que se trata do mesmo atleta que foi dispensado pelo Benfica quando tinha 17 anos.

Dificilmente haverá jogador mais desconcertante em Portugal (no Mundo?) do que Andrés Madrid. Em 15 jornadas ao serviço do Braga, foi por cinco vezes suplente não utilizado e uma vez titular. Nas restantes, nem sequer foi convocado. Acaba de ser contratado pelo Porto por empréstimo. O Benfica tem um jogador emprestado. Pertence ao primeiro classificado do campeonato italiano. O Porto tem um jogador emprestado. Pertence ao sexto classificado do campeonato português. Dizem-me que tudo isto é normalíssimo, e eu acredito.

Sem comentários: