badge respira futebol

quarta-feira, fevereiro 04, 2009

Primeira dérbi numa final da Taça da Liga será este ano

Taça da Liga
Benfica 2 - 1 Vitória SC

(Gregory, Aimar)



O Benfica conseguiu vencer o Guimarães, esta noite, e marcará presença no Estádio do Algarve, para a final da Taça da Liga. Um auto-golo de Gregory (de ombro, pareceu-me) e um belo golo de Aimar (finalmente) conseguiram criar a vantagem suficiente para ganhar o jogo, pois o Guimarães ainda marcou o golito que ainda trouxe animação para os minutos finais.

A exibição não foi especialmente agradável (outra vez...), mas foi competente QB, uma vez que o adversário era de nível, orientado por um treinador que sabe da poda. Fica a sensação que a defesa está bem, que o meio-campo pressiona pouco e é pouco previsível na altura de criar jogadas de ataque, que Aimar renderia mais a jogar na posição de Rui Costa deixou vaga (não foi o que lhe prometeram?!), e que Cardozo é um jogador que tem qualidades que estão a ser sub-aproveitadas.



Na outra meia-final, o Sporting de Paulo Bento vergou o FC Porto de Jesualdo Ferreira. Num encontro que marcou a diferença de atitudes perante a competição em disputa, o Sporting levou a sério um jogo que à equipa do Norte não interessa interessar (ainda o Apito Dourado...).

O Porto apresentou uma equipa de segunda linha (faltaram Helton, Bruno Alves, Fucile, Fernando, Meireles, Hulk, Lisandro, Lucho... enfim, apenas sobrou Mariano, do último onze azul-e-branco) contra a equipa de Lisboa, que manteve seis titulares. Sapunaru, Emanuel e Tarik não fazem uma equipa, e as rotinas de jogo esvoaçaram com o onze inicial de hoje.

Ainda assim, foi a equipa de Jesualdo que inaugurou o marcador, em mais um lance de aparente sonolência por parte do Sporting. Depois, vieram os penaltis ridículos - mas bem assinalados - que colocaram o Sporting em vantagem. O Porto perdera a escassa moral que havia, para tentar ganhar o jogo, e coube aos lisboetas humilhar os dragões com mais dois golos e um resultado bem expressivo: 4-1.

Não se pense que estou a tentar tirar valor à vitória dos sportinguistas, que ainda deve estar a ser saboreada: tal como o treinador do Porto lembrou, aquando da vitória sobre o Arsenal, para a Champions, será este resultado que vai ficar para a História, e não quem entrou de início. Além do mais, Jesualdo levou para Alvalade o onze que bem entendeu.

O Porto fica de fora da final no Algarve, que o Sporting repete, enquanto procura poupar recursos para a Liga Sagres - às 23h00 de Domingo saberemos se terá valido a pena. Espero que não.

Sem comentários: