badge respira futebol

segunda-feira, junho 05, 2006

Holanda: talento de décadas

Ontem à noite, passou na televisão um programa sobre a presença da Holanda nos campeonatos do mundo de futebol, com destaque, como não poderia deixar de ser, para o grupo liderado por Johan Cruyff – em 1974 e 1978.

À tarde, a “laranjinha mecânica” batia a Ucrânia e sagrava-se, pela primeira vez, campeã europeia de sub-21. Em poucas horas, cheguei a três conclusões (minhas, como é óbvio):

1. – Disputar um Europeu de futebol em casa não compensa. Os ucranianos encarnaram o papel de anfitriões e foi o que se viu;

2. – Klaas Jan Huntelaar – o jovem que marcou 33 golos em 31 jogos no campeonato da Holanda – é um craque. Não aceitou ingressar no FC Porto de Co Adriaanse, ainda no início desta época, e ainda bem;

3. – O futebol sobrevive com um erro histórico, ao não atribuir, nem que fosse com uma “mãozinha de Deus”, um título mundial à Holanda – já que a “laranja mecânica” (a própria), era bem melhor que qualquer Alemanha de 1974 ou Argentina de 1978. Não podendo estar lá Cruyff, terá de se arranjar uma outra referência já para este ano: o meu favorito é Arjen Robben.

Sem comentários: