badge respira futebol

quinta-feira, junho 01, 2006

O Euro 2006 e Ricardo Quaresma

A actuação dos nossos sub-21, num campeonato à partida ganho, continua bem presente na memória colectiva dos adeptos portugueses.

Tanto, que hoje disputam-se as meias-finais da competição – Holanda-França (17H15) e Ucrânia-Sérvia e Montenegro (19H45) – mas ninguém, nem sequer o jornalismo especializado, faz grande alarido com o assunto. O que se quer agora, em tempos de frustração, é dar e vender uma boa entrevista com o novo timoneiro benfiquista – para alegria (praticamente) geral.

O que vale, para não deixar cair os erros em saco roto, é que vão sempre surgindo os "inteligentes", género Ricardo Quaresma, com declarações que, analisando a fundo – isto é, sem esquecer o que foi a prova –, abrem sempre um capítulo para mais uma ou outra troca de argumentos.


O melhor jogador do último campeonato português – a par de Pepe, Lucho Gonzalez e de outros que não entram para esta história (“azul-e-branca”) – considera que “há jogadores [colegas] que se calhar não estavam preparados para o Europeu”. Uma entrevista que não deixa de causar espanto, uma vez que, e tendo em conta as esperanças em si depositadas, não me recordo, assim de repente, de ninguém tão pouco inspirado – simplesmente em dias menos bons ou com a cabeça noutro lado – do que o próprio Quaresma.

E já agora: o melhor é não destilar demasiadas críticas a outros campeonatos, mesmo que correctas – como até é o caso. Há-de sempre aparecer alguém a criticar, identificando uma “dor num sítio qualquer…”. E a justiça tarda, mas não falha! (ok, só às vezes – mas eu ainda sou um optimista)

Sem comentários: