badge respira futebol

quarta-feira, dezembro 03, 2008

Eu punha o Quim a jogar...

Não concordo, agora que tenho tempo e clareza para reflectir – depois do choque e frustração da última segunda-feira –, com a maioria das análises e soluções ditas e escritas, pessoalmente ou em textos, sobre o jogo com o V. Setúbal e o próximo com o Marítimo.
Eu gostava que Quique Flores desse mostras de confiança a Quim, colocando-o a titular no caldeirão dos Barreiros. Quim atravessa um mau momento de forma e de confiança, isso é inegável. Mas é, à distância, o melhor guarda-redes do plantel do Benfica e, quase sem concorrência, o melhor guarda-redes português.

Quim já provou, vezes sem conta, qualidade acima da média – e está enganado quem afirma, continuada e repetidamente, que ele nunca atingiu um lugar na elite dos grandes guarda-redes. É titular do Benfica há cinco épocas consecutivas – mesmo contra a maioria moreirista e maldizente. E "salvou-nos", tantas vezes: cambada de ingratos!

É, actualmente, titular da selecção nacional (?), depois de meses e anos à espera, no banco de suplentes, por uma mais do que justa oportunidade. Não "matem", no interior do próprio Benfica, o sonho do Joaquim, em continuar a representar o seu país – porque, apesar de todos os seus defeitos, um reservista não será convocado (e bem) com Carlos Queiroz.

Quim deve jogar! Porquê? Porque é o melhor! Quim já mostrou qualidade, física e mental, para superar fases bem mais complicadas do que esta. E colocado à prova vai conseguir – tenho a certeza! – dar provas disso mesmo. Já o tal estatuto de "protecção" especial, inventado por alguns treinadores para justifcar opções técnicas polémicas – por entre as bancadas –, não serve para aqui; no Benfica deve jogar quem tem qualidade e está preparado para o fazer: é algo mais como "ou se tem ou não se tem". Quim tem tudo isso e muito mais!

p.s.: Quim é um atleta e profissional exemplar, o que nem sempre é tido em consideração; ou seja, sempre contribuiu por um Benfica melhor, ao contrário de muitos outros. É um "capitão", para simplificar e arrematar as coisas.
p.s.: eu gosto muito de ler blogs. Também gosto de escrever embora, realisticamente falando, nem sempre o consiga com a mestria desejada. Entretanto, vou aprendendo qualquer coisita por aqui. Por entre lágrimas, esquecem-se logo do Quim e do V. Setúbal e (re)descobrem o Benfica e o benfiquismo.

2 comentários:

RA disse...

Também acho que o Quim é absolutamente fantástico no 1-para-1, e que, se a época passada não foi pior, a Quim se deveu.

Mas é hora de mudar. Ser guarda-redes é ocupar uma posição como outra qualquer, e quem está fora de forma tem de dar a vez a quem vem cheio de sede para o lugar.

Até para não desmoralizar as tropas...

Quique foi jogador e saberá o que fazer.

Pirata disse...

Eu aposto no Joaquim!... e concordo em tudo com o que o Alex afirma sobre o melhor guarda-redes portugês.