badge respira futebol

segunda-feira, abril 03, 2006

Académica em baixa

Ontem vivi um daqueles pesadelos desportivos – o auge destes episódios é um tal de 7-0 em Vigo – que, invariavelmente, me irá usurpar a mente ao longo das próximas semanas e ficar recolhido, para sempre, naquele canto “negro” da memória.

Quando, ao início da tarde, viajava até ao Sul, rumo à Amadora, não pude deixar de reparar que o Sol ficava para trás e, à sua frente, os céus cobriam-se de maus agoiros. Não só supersticioso, mas não fiquei indiferente aos anúncios divinos.
Continuei confiante: afinal era “esta” Briosa a jogar contra “este” Estrela, para, em apenas duas semanas – segue-se a Naval – “matar” o campeonato (e pensar noutro, mais ambicioso).

A tarde até começou bem para a Académica, com dois golos, de Joeano e Filipe Teixeira (que golaço), nuns primeiros 45 minutos tranquilos.

Todavia, os maus espíritos não deram descanso e, na 2.ª metade, tudo correu mal. À malta bastava deixar passar os minutos e, no momento certo, resolver o jogo em contra-ataque. E as coisas até correram dentro do previsto, a não ser o facto de o couro ter ido parar, na altura certa, ao sítio errado (entenda-se, aos pés de Gelson, que desperdiçou um golo feito).

Até podia ter sido uma goleada… só que não foi. Nem tareia, nem curto, nem vitória, nem sequer empate. Os locais são claramente mais fracos, só que, por vezes, os marcadores mexem-se ao sabor das atitudes e, nesse campeonato, o Estrela deu 10-0.


Os últimos minutos contam-se assim: aos 68’, Manu culminou com um golo um lance confuso, onde a bola ainda bateu, momentos antes, no poste de Dani; aos 89’, Manu saltou, Pedro Silva parou e Rui Borges empatou e aos 96’, o mesmo Rui Borges tocou, de cabeça, no poder dos seus 1,70 metros, colocando os visitados em vantagem. Para esquecer, professor!

P.S.: Não tenho nada contra os homens da Amadora, mas, de facto, sempre que me desloco ao "José Gomes" constato que este clube só pode actuar a este nível por engano.
Não tem adeptos (como é que é possível ser-se do Estrela com a Luz a apenas 5 minutos e Alvalade a 10) ; os que tem são, na maioria, mal-educados; tem um homem de cabeleira tricolor a cantar o Maria Albertina, ao vivo e desafinado, enquanto as equipas entram no relvado; não tem estruturas físicas para actuar na... 2.ª Divisão-B; não tem capacidade para receber a comunição social; tem uma equipa de futebol que, tirando dois ou três jovens lá da frente, dá vontade de rir.
Segue com 36 pontos e está a um passo da manutenção. Que triste!

Sem comentários: