badge respira futebol

segunda-feira, abril 24, 2006

FCP é campeão de Portugal

O FC Porto é o campeão nacional 2005/2006.

Este não é um blog feito por adeptos “azuis-e-brancos”, mas também não pretende, necessariamente, passar sem as suas visitas. Por isso, na hora da vitória ou da derrota, a malta é bem-vinda, independentemente da cor que defende.

O FC Porto ganhou o campeonato – o 21.º – e consolida, cada vez mais, o peso do seu historial, construído, sobretudo, ao longo das duas últimas décadas (onde conquistou 13 títulos, contra cinco do Benfica e dois do Sporting). Agora, até na hora dos festejos é possível ouvir as buzinadelas pelas ruas de Coimbra – “já cá chegaram”, pensei. Foi como constatar um cenário pouco provável, não de há muitos anos: O regionalismo passou à história.

O FC Porto esteve longe de reunir consenso – basta recordar as interacções entre adeptos e treinador à saída do Olival – mas foi, sem muitas dúvidas, o melhor, numa competição que tornou a estreitar diferenças entre os melhores e os piores.

Para conseguir a vitória, bastou aos portistas recorrer à receita benfiquista da temporada transacta, onde se inclui uma despedida precoce da (exigente) Liga dos Campeões e ainda um aproveitamento (quase) perfeito das escorregadelas adversárias.
A Sporting e Benfica faltou pulmão – como até se pôde ver ontem, com mais dois pontos desperdiçados –, normalmente frente a quem nem sequer conta para o totobola.
Para a história fica o nome do campeão: FC Porto!

Na minha memória ainda haverá espaço para guardar a caminhada do Benfica na Liga dos Campeões; ou o trabalho de Paulo Bento, que fez de uma equipa “acabada” um real candidato ao título.

P.S. C. (post scriptum clubisticum): Este Benfica devia e podia ter feito mais! Não se pode ganhar a Manchester United, Liverpool ou fazer frente a um super-Barcelona e, no mesmo ano, perder em casa 14 pontos para o campeonato nacional. Três contra o Sporting e 11 contra os “aflitos”. E o homem até tinha, pelo menos, mais uma dúzia de ovos que Trappatoni.

Sem comentários: