badge respira futebol

terça-feira, setembro 02, 2008

Ponto da situação

1. Apenas duas equipas venceram nas duas já jogadas, o que faz delas líderes. Sporting e Nacional da Madeira partilham o lugar mais cobiçado da Liga (não, não é o de Hermínio Loureiro).

2. Em Braga, Paulo Bento viu a sua equipa entrar a ganhar, depois de uma excelente jogada de Abel, à aventura no ataque. Meyong terá sofrido uma carga de Postiga dentro da área, mas aguardo para ver o que os "peritos" darem os seus "pareceres" em "jornais" da "especialidade". Tanta aspa, irra.

3. Vukcevic voltou a jogar e João Pereira voltou a ser expulso - um regresso À normalidade, portanto.

4. O Sporting de Jesus desiludiu. Se Rui Patrício alguma vez viu a sua vida a andar para andar para trás, a culpa era dos seus próprios colegas (aquela canelada de Grimi para a própria baliza...).

5. Quaresma já está em Milão. Não pelos 40 milhões surrealistas que Pinto da Costa exigiu, numa táctica que chupou todos os tostões que o Inter poderia despender, dentro dos limites do razoável. No entanto, o presidente do FC Porto também fica numa posição mais sensível a críticas, depois de prometer que o jogador só sairia pela cláusula de rescisão, mais euro, menos euro (literalmente) - fica-se com a sensação que Pinto da Costa terá vergado (e onde está a propalada «bomba»? Simão não quis vir?). Não admira, o FC Porto é uma engrenagem que consome muito...

6. O FC Porto fica sem um jogador contrariado no plantel cujo jogador mais bem pago era precisamente Cristian Rodriguez, que joga na mesma posição e vinha do rival Benfica. Será que as contrariedades começaram aí?

7. Para que Quaresma saísse do FC Porto, primeiro teve Suazo de vir para o Benfica. Enquanto uns mais fracos, outros ficam mais... espera aí; antes já tinha saído Rodriguez do Benfica, fortalecendo o FC Porto! Que confusão...

8. Será que alguém, em bom juízo, poderá dizer que uma equipa que perde uma pedra fundamental do meio-campo (o cérebro da equipa), e ainda um dos três jogadores mais influentes dos últimos três anos (a par de Lisandro e Lucho), para além do melhor lateral direito da Europa... está mais forte? Apenas vejo Rodriguez a conseguir tapar, a espaços, a cárie que ficara numa posição em que um Quaresma apenas brilhava... a espaços.

9. Quando Simão saiu do Benfica, Pinto da Costa disse que tal havia sido a melhor contratação que os adversários poderiam ter almejado - pelos golos decisivos que ele marcava, para além das assistências e pelo que representava para a massa adepta. Há adversário que não fique com a mesma sensação, após a saída de Quaresma?

10. Para além de dinheiro, os azuis-e-brancos ainda ficam com Pelé, jovem promessa que pisa os mesmos terrenos de Paulo Assunção, jogador por quem ainda se suspira no Dragão - agora é tarde...

11. Dito e feito: o preparador físico do Benfica «já não presta». O homem que chegou a campeão europeu por um Liverpool que também disputara a Premier League (e as taças)... já não presta. Está bem.

12. Nem Inter, nem Milan, nem Real, nem Barcelona (facil, facil?), nem Liverpool nem Chelsea, nem Roma, nem Juventus (uf...) ganharam. Será que o campeonato já acabou para estas equipas?

13. O Benfica ficou sem lateral direito e não colmatou essa saída. É a falha mais visível do planeamento de Rui Costa para a época encarnada, como aliás parece ser o todo sector defensivo.

14. Mais um pontinho, só para não me ficar pelos treze.

Sem comentários: