badge respira futebol

segunda-feira, setembro 15, 2008

Sado-masoquismo e uma bola


O Benfica acaba de "castigar" Óscar Cardozo. Falta de aplicação num treino, dizem os jornais, que aparentam beber todos da mesma fonte, ao mesmo tempo que se nota que nem eles sabem o que aconteceu de verdade.

Cardozo foi castigado pelo clube numa altura em que já estava castigado pela UEFA e não poderia jogar no próximo jogo do Benfica, contra o Nápoles. Pode ser um abre-olhos para o jogador, que assim serve de exemplo aos restantes colegas: não se brinca em serviço, em qualquer circunstância. Veremos se esta medida de Quique terá efeitos pedagógicos ou acabará por se tornar num factor fracturante no seio do plantel encarnado.

Em Valência, Koeman varreu com meio plantel alegando rebaldaria; Camacho disse recentemente que o ambiente que encontrou no Benfica do ano passado era mau. Koeman herdou o plantel de Quique, que agora herda o plantel de Camacho (o que resta dele...). Uma novela a seguir com muita atenção...

Se, na novela do Benfica, a mão não é tão pesada devido ao castigo que o jogador já trazia consigo da época passada (mera coincidência?), já nos rivais da Segunda Circular, o caso é outro. Vukcevic não foi convocado para o Barcelona-Sporting. Por momentos, pensou-se que seria devido a uma lesão do jogador, provocada durante um jogo ao serviço da selecção.

No entanto, o empresário do Vuk dissipa quaisquer dúvidas: «Não percebo o que o Sporting pretende. Voltamos ao filme de antigamente. Dizem que não há qualquer problema com o jogador, que contam com ele e depois fazem-lhe isto. Não é justo nem sequer faz sentido. Falei com ele há pouco e o miúdo está destroçado. Podiam ter lucrado seis, sete milhões de euros com o jogador e agora, com isto, só o estão a desvalorizar. Sou empresário há 13 anos e não consigo perceber esta atitude.»

Fica-se com a sensação que Paulo Bento ainda conta com o jogador - senão teria sido estúpido ao não ter vender um dos jogadores que poderia ter rendido bom dinheiro aos cofres de Alvalade (ou do BES). Vuk não está a valorizar, nem como activo, nem como elemento da equipa. Se tanto, é um potencial cancro que poderá apodrecer um balneário - como tantos jogadores contrariados o conseguem ser.

Já se sabe que Paulo Bento é fortíssimo nas suas convicções. Também não acho que Paulo Bento seja estúpido, e que contará com o jogador ainda para esta época. Mas a verdade é que o Sporting vai mais fraco para Barcelona, ao dar-se ao luxo de dispensar a força e a técnica de Vukcevic - apenas o jogador mais raçudo desde Sá Pinto.

Já nem vale a pena falar de Stojkovic.

Em suma, os treinadores de Benfica e Sporting estão a procurar ficar mais fortes através de atitudes que enfraquecem tecnicamente as suas equipas. Se levarmos em conta que, em última análise, os treinadores valem aquilo que as suas equipas rendem, Quique e Paulo Bento estão a jogar um jogo perigoso.

O engraçado é que, quando é o Mourinho a fazer estas "cenas", há outro encanto.

Sem comentários: