badge respira futebol

quarta-feira, setembro 17, 2008

Sporting reabilita Barcelona



O Sporting europeu ainda não acredita em si. Frente a um Barcelona que está a ter o pior arranque das últimas três décadas, como foi questão de ser assinalado nos últimos dias, os de Alvalade podiam ter feito mais.

O início de jogo foi digno de um pesadelo; parecia que a bola fervia aos jogadores do Sporting, que sabem fazer melhor. Com demasiado respeito pelo nome, estádio e equipa adversária, o Sporting não conseguiu articular as ligações entre defesa e o meio-campo/ataque.

Os portugueses foram o adversário ideal para reabilitar a turma de Guardiola, e foi com naturalidade que o Barcelona inaugurou o marcador. Polga não fica bem na fotografia, pois aparenta ser o jogador que devia estar a marcar Marquez, que cabeceou completamente à-vontade.

O Barcelona chegou ao intervalo com a vantagem mínima, mas fica-se com a sensação que aquela equipa, com os índices de confiança que lhe deviam ser naturais, teria goleado o frágil Sporting da primeira parte.

O penalty oferecido ao Barcelona é ridículo (como aliás já o havia sido o penalty oferecido a Ronaldinho, há três anos, contra o Benfica), e serviu para confortar uma equipa que falhava passes de uma forma completamente anormal. Era a hora do Sporting crescer e, à medida que se ia perdendo o respeito (medo?) pelo adversário, os jogadores leoninos iam revelando as suas qualidades de forma mais natural. O Barcelona tremeu com o 2-1 de Tonel.

Paulo Bento terá castrado o fulgor da sua equipa ao encostar Miguel Veloso ao lado esquerdo da sua defesa (um filme muito visto, sempre que o treinador procurava aguentar resultados na época anterior). Terá sido, portanto, natural que Xavi tivesse fechado a contagem num 3-1 em que pôde subir pela grande área do Sporting sem ser minimamente acompanhado ou perturbado. Não se pode facilitar.

Em suma, e tal como aconteceu no jogo "a feijões" em Madrid, o Sporting apenas começou a acreditar no seu valor quando já era tarde. Ficou mais fraco e moralizou um adversário que até poderá visitar Alvalade com as suas contas arrumadas, se embalar definitivamente.

O Shaktar já leva três pontos ganhos fora, e recebe o Barcelona antes de ir jogar a Alvalade. Se o Sporting ganhar ao Basel, a luta pelo segundo lugar deverá ser um despique interessante de se seguir.

PS: alguém duvida que o Sporting estaria mais forte contra o Barcelona, se tivesse Vukcevic a titular? No pasa nada...

Sem comentários: