badge respira futebol

quinta-feira, março 09, 2006

A semana... ao longe

Regressei ontem a Portugal e procurei colocar-me rapidamente ao corrente daquilo que, durante a última semana, não me havia chegado.

Eu bem tentei, a espaços, procurar nas páginas dos jornais umas linhas acerca do futebol luso, mas parece que só mesmo o fenómeno Mourinho – e o inevitável Barcelona-Chelsea – conseguem fazer desviar os olhos franceses do próprio umbigo (neste caso Paris SG e Marselha, já que nem os cinco títulos consecutivos do Lyon conseguem derrubar a popularidade dos “históricos” locais).

1. – A primeira (má) notícia veio com a lesão de Jorge Andrade. Mau para a carreira do jogador, terrível para a selecção (e para a gestão da minha paciência para com Luiz Felipe Scolari).

De realçar apenas o sublinhar de qualidade de um defesa-central que já fez por merecer novos palcos, mais condizentes com o seu valor. E parece que nem a lesão serviu para desacelerar os interesses vindos de meia Europa, com incidência por terras da Catalunha e Milão.

2. – Claro que a notícia das vitórias dos “grandes” portugueses chegou cedo, ou via telefone ou SMS, mas sempre sem grandes pormenores dos contornos dos triunfos. Ganharam todos: FC Porto, Sporting, Benfica e Académica.

Surpreendentes só mesmo os desfechos: a goleada imposta pelo “Dragão” ao candidato Nacional; o percurso do até agora desconhecido Koke na vitória leonina; o último suspiro de Miccoli na Amadora, que evitou, para já, que a toalha “encarnada” tocasse no chão; e o “baile” da Briosa em terras do Lis, diante de uma boa equipa da U. Leiria.

3. – De resto tudo dantes: a “chicotada” de Ulisses Morais no Gil Vicente apenas desperta curiosidade pelas razões e timing da decisão directiva. O chefe da equipa técnica não gostou das intromissões do dirigente máximo dos de Barcelos, cacarejou bem alto e em pleno balneário e levou com a “ripada”.
É caso para dizer… cada galo no seu poleiro!

4. – Ouvi dizer por aí que um tal de Pedro Silva, árbitro auxiliar no jogo U. Leiria-Académica, teve um comportamento deplorável para com a instituição e os adeptos de Coimbra. Isto é “caso de blogs”, já que nos meios de comunicação social tradicionais não encontrei nada sobre o assunto (talvez por distracção, não sei!).
Se aquilo que li se cornfirmar é inadmissível! Para mais jogando a "minha" Académica em casa!

Sem comentários: