badge respira futebol

segunda-feira, maio 08, 2006

Finalmente, a justiça chegou!

Nos finais da década de 80 roubaram-nos o lugar, ilicitamente, num caso de comprovada corrupção – que ficou conhecido como N’Dinga, após uma inscrição pela porta do cavalo do ex-jogador vimaranense – que, um dia, foi apelidado por um dos altos dirigentes desportivos do burgo como “o maior escândalo da história do futebol português”.

Nem que seja só por um ano, mas, admito sem hipocrisias, a despromoção do V. Guimarães sabe-me bem, como uma das minhas vitórias desportivas pessoais que guardarei, com prazer, nas minhas memórias.


Esta imagem é mais um exemplo de paixão clubística

A Académica, sempre bem maior que qualquer Guimarães – em todos os aspectos, incluindo o número de adeptos, dentro e fora dos estádios –, caiu numa 2.ª Divisão, tinha eu oito anos, e arrastou-se, com falhanços incríveis na viagem pelo regresso, por lá durante uma década. Quando pude ver a Briosa no seu lugar já tinha atingido a maioridade e, comigo, crescido um desejo insaciável, comum a quem conhece a nossa história, de ver aqueles indivíduos “morrer, lentamente, dentro do campo”.

E se tivesse sido feita justiça? E se tivesse sido o Vitória, a descer à 2.ª naquele ano? E se os erros academistas não fossem exclusivos e afundassem, de uma vez, a malta vimaranense? “Se’s” que pouco interessam, por agora. A justiça fez-se dentro do campo, tal como nós sempre gostámos que acontecesse.

P.S.: “Que adeptos fantásticos tem o V. Guimarães”. Ou outro elogio do género, comum, hoje em dia, do observador do futebol português. Para mim, é o comentário mais ignorante que pode haver.
Um aninho, pelo menos um, sem cadeiras pelo ar; sem porrada à porta do estádio (e isto dá para os jogadores das outras equipas, para os próprios atletas, para os adeptos adversários ou mesmo entre as falanges de apoio locais), sem medo de apoiar, qualquer que seja a cor; sem invasões de campo; sem agressões verbais a tudo e a todos; sem esperas antes e depois dos treinos e jogos; sem visitas a casas de atletas; etc....

A nossa Liga está mais “limpa”!

Sem comentários: