badge respira futebol

domingo, fevereiro 19, 2006

Benfica complica

Parece que o Vitória está realmente a caminho da UEFA prometida pelo seu presidente. Os minhotos afundaram um SL Benfica sem chama nem arte (mínima, média ou máxima...) para jogar futebol num campo (?) encharcado. Aliás, naquele relvado, só a lei da máxima força e do mínimo futebol pode imperar - não surpreende, portanto, que o Vitória tenha saído com os ambicionados três pontos.

Koeman voltou a mexer na equipa. Compreendo que Marco Ferreira tenha sido chamado para aquele jogo. As suas características (que duvido realmente que Koeman tenha sequer apreciado, até ter sido presenteado com o jogador, em Janeiro) eram as indicadas para um terreno que exigia muita garra e esforço.
Marcel demora a mostrar serviço. Tudo corre mal ao jogador, que teve o pior timing para se poder mostrar. Marca de forma irregular e a equipa não está a jogar de forma a que o seu valor seja realçado.

O Benfica voltou a falhar em todas as frentes. Sofreu mais dois golos sem resposta e o seu treinador demonstrou uma apatia táctica, física e mental impressionantes. Tal como foi apontado no maisfutebol, e bem, Koeman deveria mostrar a garra que exigiu aos jogadores. Talvez devesse pedir alguma emprestada a Petit ou a Nuno Gomes, os verdadeiros capitães de uma equipa à deriva. Faz-me lembrar um Benfica sofrível da década de noventa, em que apenas alguns jogadores tinham real valor para figurar no plantel - apesar de, agora, ter muito mais qualidade. Fica a impressão que uma boa equipa, mal orientada, nunca pode fazer boa figura.

Depois do penalty de Tonel sobre Nuno Gomes, Leo sente na pele o que é sofrer uma falta na área adversária com a camisola do Benfica. Quem é aquele Cléber? Porque é que o deixam jogar "futebol"? Porque é que não foi expulso? Vá lá, desta vez não escarrou em nenhum colega.

Apesar da solidez defensiva, o Guimarães justificou a sua posição na tabela classificativa. Desde o primeiro golo - bafejado pela sorte que caracteriza o futebol - até ao segundo - outra jogada sem nexo -, a equipa vitoriana não existiu. Compreendo agora que se tenha tido de recorrer a um bruxo para meter a equipa a jogar futebol. No entanto, com Cléber em campo, torna-se difícil.
Nota positiva para as pessoas que encheram o estádio. O futebol também é gente nas bancadas. A festa que se fez no fim do jogo foi um momento lindo. A equipa pode até estar quase condenada, mas enquanto estiver a ser apoiada daquela forma, desce com classe.

Voltando ao Benfica, a derrota com o Vitória acaba por simplificar a vida aos jogadores: com o campeonato arrumado, não há pressão para receber e vencer o FC Porto, havendo apenas a Taça de Portugal como principal preocupação. A Champions? Essa é a parte fácil.
Sim, estava a ser tristemente irónico. O quinto lugar pode ser uma questão de dias. E a partir daí...

Terceira derrota em quatro jogos. Vitor Pontes não perde com o Benfica. Não sei quantos golos sofridos em não sei quantos jogos. Enfim, as estatísticas não ganham jogos, mas explicam muita coisa.

Posso estar triste, mas duvido que alguém esteja mais desolado que o Pedro Mantorras.

5 comentários:

Kal-el disse...

Este é um comentário de um adepto desanimado!
As coisas não estão a correr bem, da baliza ao ataque, com principal incidência naquela casinha junto à lateral. O homem é mesmo fraquinho...
Venha o Liverpool e o FC poto e, depois, a ver vamos se a sorte o continua a manter no cargo (sim, isto só lá vai com sorte)

Anónimo disse...

Ó benfiqquista, não desanimes, pró ano há mais.Vitória,Vitória e só Vitória.

RA disse...

Algo previsível, este Mamede...

__


Ferreira, não há stress.
Ainda há outras competições em que o Benfica está envolvido.
No entanto, e tendo em consideração as vezes que o Sporting já esteve "fora" da luta pelo título, considero que isto ainda pode levar uma volta.
Se derrotarmos o FC Porto como fizemos na primeira volta, ainda acredito.

RA disse...

Lol, não desistas por minha causa :P Era o que mais faltava!
Um abraço.

RA disse...

Superioridade na Liga, é verdade (apesar de desvantagem no confronto directo).
Na Champions, nem por isso.
Na Taça... veremos.