badge respira futebol

quinta-feira, fevereiro 09, 2006

Taça de Portugal (para Coimbra)

I have a dream,

Mas o meu não é de realização tão complexa quanto o do lutador Martin Luther King, nem sequer tem a ver com liberdades, justiças ou sociedades utópicas sustentadas no respeito mútuo. A mim basta que a Académica seja feliz nos próximos 180 minutos da Taça de Portugal e possa, finalmente, voltar a pisar o relvado do Jamor – o que não acontece há 37 anos.

A Briosa tem tradição na prova, não tivesse sido a vencedora da primeira edição, em 1939, numa jornada épica contra o Benfica (4-3).
Depois, seguiu-se uma espécie de malapata “encarnada” na Taça/Liga dos Campeões europeus, com a presença em mais três finais, que, por uma ou outra razão (e sobretudo pela qualidade dos adversários), terminaram sempre em lágrimas - em 1951 o Benfica não deu hipóteses (5-1); em 1967 o V. Setúbal foi mais forte, numa decisão com dois prolongamentos (3-2); e em 1969 tivemos azar, outra vez frente ao Benfica (2-1).

Todavia, é certo que a opinião é ainda hoje unânime em relação à final do ano-erótico: ganhámos tudo o que havia para ganhar, excepto um (simples) jogo de futebol. A contestação nas bancadas a peito aberto em plena crise estudantil de 69, cinco anos antes de uma pouco prevísivel liberdade, desafiando o regime da altura, não é mais que uma das páginas mais bonitas da história da instituição e nem sequer a derrota a consegue beliscar

Claro que eu para me recordar destes factos terei de ter nascido na década de 50. Não nasci. Mas cresci com aquelas imagens, explicadas depois pelos mais velhos. Talvez seja este um dos poucos episódios que confirmam o argumento que diz ser a Académica "um clube diferente" - epíteto comum de todos os emblemas, mas que normalmente têm pouco para contar.

Taça de Portugal: BENFICA-Nacional (5-3, após g.p.), SPORTING-Paredes (2-1), FC PORTO (isento), Desp. Aves-ACADÉMICA (1-2), Lixa-V. SETÚBAL (o-2), Est. Amadora-BOAVISTA (0-1), MARÍTIMO-Vila Meã (3-0) e V. GUIMARÃES-Oliveirense (2-0). Com mais ou menos suor, todos os favoritos passaram aos quartos-de-final.

2 comentários:

Anónimo disse...

gostaria que comentasse mais a nossa briosa :)

RA disse...

Também eu... é que o Calota percebe alguma coisita da matéria :D