badge respira futebol

segunda-feira, fevereiro 13, 2006

Benfica mantém-se na corrida


O campeão Benfica venceu o condenado Penafiel por 4-0. Um resultado demasiado para uma equipa simpática como a do Penafiel, que demonstrou aquilo que irá fazer até ao fim do campeonato: divertir-se a jogar à bola. Mesmo que seja no Estádio da Luz, com um público que não sabe se ama ou odeia a equipa, neste momento crítico de todas as competições em que está envolvida. Depois do empate para a Taça, havia que procurar um resultado moralizador e encontrar a equipa que se perdeu, com os reforços.

Com Nuno Gomes de fora do onze inicial (tal como Nélson), cabia a Karagounis a organização do jogo encarnado. Mostrou o empenho físico que pôde, e pediu a bola para os seus pés - que é o que faz melhor. No entanto, o grego não conseguiu dar seguimento aos bons minutos que efectuou contra o Nacional da Madeira, no jogo de quarta-feira.
Manduca passou ao lado do jogo. Não me lembro de ter visto o brasileiro ganhar um único lance de um contra um. O jogador deve ser um grande elemento nos treinos, já que não demonstra atributos durante os jogos... Koeman lá sabe o que faz.
Simão está offline. Não atina com um livre - mesmo com aqueles que ele tanto gosta, na boca da área. Os aplausos abafaram os apupos, mesmo assim. Pode ser que o golo que marcou lhe faça bem e, como consequência, suba o rendimento da equipa.
Laurent Robert mostra que veio apenas pelos bons lançamentos que faz, e pouco mais.

Com um Benfica carente de um organizador de jogo competente, foi um fantástico passe de Petit que abriu caminho para o golo de Geovanni. O soneca voltou a ser opção para a frente de ataque e marcou um daqueles golos... que já vi Nuno falhar tantas vezes.
Apesar do golo, Moretto estava a ser o melhor elemento do Benfica. O Penafiel causou muitos calafrios aos benfiquistas, no seguimento de cantos. O guarda-redes respondeu com muitas defesas de classe e instinto. Engrenou e aguentou, não acusando a boa exibição de Quim no jogo contra os insulares.

Um auto-golo depois, o Benfica volta a marcar. Um lance polémico, uma vez que estava um jogador duriense estendido no relvado. Os jogadores do Penafiel não repararam e seguiram com a bola; perderam-na e os benfiquistas prosseguiram - será que só há pulmões para se chamar os adversários e nunca para se chamar os colegas de equipa? De qualquer forma, o Penafiel não pode falar de falta de fair play. Basta recordar o episódio do jogador que requereu maca, para o transportar... um metro. Marcou Nuno Gomes, um jogador que esteve para nem jogar - a verdadeira peça chave deste Benfica 05/06, com uma atitude exemplar (à excepção de Braga) e uma classe muitas vezes pouco valorizada pelos adeptos do futebol. Devia ter a braçadeira no braço.



Segue-se agora o Vitória, o de Guimarães. O "ciclo terrível" não tem três jogos, tem dois. Não consigo perceber como é que tanta gente com voz na comunicação social classifica um jogo contra o penúltimo classificado (nem o é à condição, com um jogo a menos) como fazendo parte de um ciclo que incorpora jogos contra o Liverpool e o FC Porto. O Vitória é uma equipa estéril - tenho pena que desça apenas por causa da sua massa adepta. Senhores jornalistas, sejam coerentes: o "ciclo terrível" tem dois ou quatro jogos? É que os jogos do Benfica contra equipas em risco de descida já começaram domingo passado...

Numa altura em que equipas como Barcelona e Chelsea (ou Inter) interrompem os seus ciclos vitoriosos, entrando no que se costuma chamar de crise, a do Benfica parece ter sido superada com distinção. Manteve a distância que tem em relação ao líder e não descolou do Sporting - o de Braga deixou-se apagar por uma estrela que lhe roubou dois pontos, mas que podiam até ter sido três...

PS: grande jogo de Léo. Apesar de não ser muito veloz, corre até não poder mais e é útil nas jogadas que ajuda a construir. O penalty que sofreu e não foi assinalado "compensa" a mão de Anderson.

4 comentários:

Kal-el disse...

j1. Só uma pequena correcção: o V. Guimarães pertence ao tal ciclo "terrível" porque, afinal, é candidato à Europa ("ainda faltam dois pontos para se poder atirar a toalha ao chão" - isto é um género de citação do presidente Vítor Magalhães).

2. Agora a sério: É curioso eu ficar satisfeito com a despromoção dos vimaranenses precisamente pela sua massa adepta, que apesar da mobilização clubística esteve sempre longe de ter comportamentos exemplares (bem pelo contrário).

3. O Laurent Robert está longe de ser um jogador "apenas" para qualquer coisa, mas sim uma pedra que, potenciada, será indiscutível nesta versão do Benfica 2005/06.

4. Um erro de um árbitro nunca apaga outro erro... a não ser que as diferenças de critério sejam feita de má-fé.

RA disse...

1. Hahahaha

2. Não sei porquê, gosto de ver estádios cheios de gente que torce pelo seu clube, mesmo que este seja de menor dimensão ;)

3. Estou para ver... e espero bem que tenhas razão.

4. Pois não. Mas, por vezes, sinto que é o que fazem os árbitros (tentar compensar um erro com outro).

RA disse...

^Se, se...
Se ao Manchester tivesse sido validado um golo legal, o FC Porto nunca teria sido campeão europeu. E esta, hein?

" Não há paciência para comentar este tipo de post!!
Será que, em Portugal e mais concretamente nos três grândes, só existem coisas boas no vosso clube?"

Ok, vou pedir ao gajo que te está a apontar uma arma para parar de o fazer...
Por falar em cegueira, esse FreixoAzul mexe?

;)

RA disse...

PS: Quanto a falar mal do meu clube, deixei bem explícito nos primeiros posts que o iria deixar para os Anti-Benfica FC... vivem para isso.