badge respira futebol

sexta-feira, fevereiro 17, 2006

Mascotes em Portugal


O AC Milan, clube de Rui Costa, apresentou recentemente a sua mascote.
Desenhada nos estúdios americanos da Warner Brothers, o Milanello tem o mesmo nome do centro de estágio do Milan e pretende cativar os fãs de todas as faixas etárias. Os jogadores rossoneri já estiveram em contacto com a mascote, para efeitos promocionais.

Não me recordo de nenhuma mascote portuguesa que tenha tido sucesso junto dos fãs: no imediato, lembro-me da falhada Super Águia do SL Benfica; do Leão (sem nome?) que andava no tartan de Alvalade (do antigo), antes dos jogos, há muitos anos atrás; da nova mascote do Sporting que até foi a votação nos jornais desportivos (e que terá desaparecido desde então); e, finalmente, do morcego com nariz de pénis, que é a mascote da Briosa.

Nenhuma mascote se impôs. O seu merchandising é patético - no máximo, serve para as crianças, que têm de levar com tamanha foleirada. Tendo em conta que uma mascote serve para potenciar os produtos licenciados e aumentar as receitas, porque será que em Portugal estas só servem para material que fica a apodrecer em stock?

Quem tiver mais exemplos (ou correcções) tem a caixa de comentários à disposição.

Sem comentários: